Rui Palmeira recebe promessa de Michel Temer que vai ajudar os desabrigados de Maceió

As autoridades chegaram no final da tarde ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, de onde se dirigiram ao Quartel do Exército, onde o presidente falou com a imprensa. Assim que desembarcou na capital alagoana, o presidente se reuniu com o prefeito Rui Palmeira e o governador Renan Filho para tomar conhecimento da situação de Maceió e das cidades do interior afetadas pelas chuvas. “Estamos solicitando apoio para enfrentar esse momento, inicialmente, com o mais importante, que é o socorro imediato às vítimas, inclusive, com logística para atender os desabrigados e desalojados, além de mantimentos como colchões, medicamentos, material de higiene e limpeza. No médio e longo prazo precisaremos de auxilio para a infraestrutura da cidade, já que vários pontos da capital foram atingidos e deixaram uma situação séria”, pontuou Rui Palmeira.
Segundo o presidente Michel Temer, os recursos para atender a essas demandas serão viabilizados pela Defesa Civil nacional, que irá se inteirar sobre as necessidades do Estado e dos municípios. “O que sabemos é que precisamos cumprir emergências e recuperar de imediato aqueles danos provocados pelas chuvas, tanto no plano humano, como no material. Nosso objetivo por aqui é tomar conhecimento dos problemas, prestar solidariedade e afirmar o nosso apoio a todos os afetados”, anunciou Temer.
O presidente também informou que serão liberados recursos para ações preventivas e contenção de encostas, mas não disse os valores que só serão anunciados após a conclusão do levantamento dos danos. “Estamos aqui para isso. Com o decreto de emergência estabelecido, as verbas serão liberadas. Ainda não temos o valor exato porque precisamos levantar todos os danos e a necessidade do que precisa ser feito”, afirmou.
Para o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, o empenho de todas as autoridades neste momento é fundamental para as comunidades que estão precisando de atenção. “Estamos dedicados a prestar assistência às pessoas de todas as cidades que foram prejudicadas pelo temporal, e é por isso que estamos aqui reunidos para receber e atender os pedidos de reforço desse trabalho”, afirmou.
Estiveram presentes os ministros do Turismo, Marx Beltrão e da Integração Nacional, Helder Barbalho; os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; os secretários municipais de Governo, Tácio Melo; de Infraestrutura e Urbanização, Ib Brêda; de Comunicação, Clayton Santos; e o adjunto especial da Defesa Civil, Dinário Lemos, além do prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, e gestores do Governo do Estado.