Igaci comemora 56 anos de Emancipação vivenciando comprovado desenvolvimento

Assessoria

Em clima de festa, e comemorando números expressivos em termos de desenvolvimento, pelo menos nos últimos dois anos e meio, sob a administração do prefeito e médico, Oliveiro Torres Piancó, o município de Igaci, no Agreste alagoano, comemora nesse domingo, 04 de outubro, 56 anos de Emancipação Política. Segundo diversos igacienses, que têm acompanhado a atual gestão, o município tem presenciado um volume mais do que considerável de obras direcionadas para o seu crescimento nesse período.

HISTÓRIA

De origem indígena, Igaci significa Olhos d’Água. O povoamento iniciou-se em meados do século XIX, quando o português João de Lima Acioli, instalou o sitio de Olhos d’Água do Acioli. Longa estiagem, ocorrida em 1877, obrigou sertanejos a se deslocarem para a região, formando o povoado. Em 1904, já era Vila. A implantação da Estrada de Ferro Great Weastern – hoje Rede Ferroviária Federal – trouxe um surto de desenvolvimento para a localidade. Em 1958, surgiu o Município, já com o nome de Igaci. Formação Administrativa

O DISTRITO foi criado em 15 de junho de 1904, pela Lei Estadual n.° 428 e o Município, em 27 de janeiro de 1958, pela Lei 2.087.

Na ocasião, figurava com o Distrito-Sede, situação em que permanece. Igaci perdeu, há quase dois meses um de seus filhos mais empreendedores e ilustres, do qual essa terra confirma se orgulhar.

Igaciense, porém palmeirense também de coração, a antiga Olhos d`Águas continua sentindo a falta do Sr. Benedito Almeida.

Tradicional tabelião do único cartório da cidade de Igaci, apegado e arraigado às coisas de sua terra, político de modos educados e esmerados, porém ferrenho defensor intransigente da honestidade em tudo o que fazia, inclusive no âmbito da política, onde militou por muitos anos, tendo sido prefeito de Igaci por três oportunidades. Essa é a vocação desse povo honrado e trabalhador. Está de parabéns o município de Igaci pelos seus 56 anos de Emancipação.

8 comentários sobre “Igaci comemora 56 anos de Emancipação vivenciando comprovado desenvolvimento

  1. Igaci merecia uma verdadeira festa pelas “pequenas ” transformações. Nunca feitas por outros. Mais as condições não nos permite, portanto, é comemorar individualmente e, passar a enxergar mais as coisas. Para que uma festa a menos ou dois anos sem desfile, não seja motivo para falar boubagens ou difamar governantes .

    E digo, entre as pequenas coisas estão os bancos de espera , nos pontes principais na cidade e em outros lugares.

  2. Desculpe a pergunta, mas estamos falando da história de Igaci, ou fazendo a propaganda da atual gestão? Nada contra a gestão, porém, acho que seria mais importante falar da historia de nossa cidade em si, visto que na internet temos poucos relatos históricos de Igaci, ao invés de ressaltar “as obras” que estão sendo feitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *