Sesau orienta gestantes sobre cuidados com bebês durante Governo Presente

Futuras mamães também receberam orientação sobre os prejuízos do uso da mamadeira e chupeta (Fotos Carla Cleto)

 

As gestantes do município de Capela receberam, nesta quinta-feira (31), na VII edição do Governo Presente, diversas orientações sobre alimentação, sinais de parto, banho e, como não poderia deixar de ser, amamentação. Durante a ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e que aconteceu na Escola Municipal Cícero Toledo, no Centro da cidade, foram esclarecidas todas as dúvidas sobre os cuidados com o recém-nascido durante os primeiros dias de vida.

Para isso, técnicos do Programa Saúde da Criança, orientaram as gestantes e alguns familiares, sobre a forma correta de amamentar, visando evitar dores, fissuras na mama, mastites, entre outras intercorrências, que podem desestimular a amamentação. “A posição correta da pega da mama é muito importante. O momento da amamentação tem que ser de relaxamento para a mãe e o bebê”, disse a pediatra da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), Andréa Pinheiro.

As futuras mamães também receberam orientação sobre os prejuízos do uso da mamadeira e chupeta e foram informadas sobre a alimentação adequada durante a gestação e lactação. O preparo das mamas, a higienização do banho do bebê, o cuidado com umbigo e a prevenção do tétano neonatal, doença que pode acometer recém-nascidos de dois a 28 dias de vida, também foram temas da orientação.

“Receber afeto, orientação e acompanhamento especializado de forma humanizada também auxilia nesse sentido. Com essa ação, resgatamos o protagonismo da mulher, dando a ela o direito de aprender e de se informar, tirando dúvidas para encarar uma gravidez com total segurança”, destacou Alessandra Viana, responsável pelo grupo técnico da Primeira Infância.

Após saírem do estande, as gestantes receberam um kit para a limpeza do umbigo, composto por algodão, álcool 70% e fraldas, de forma a diminuir infecções e o tempo de cicatrização. A futura mamãe Juliana Barros, de 39 anos, grávida de sete meses, acompanhou atentamente a palestra.

“Embora eu já tenha dois filhos, eles nunca mamaram em meu peito, porque doía demais e, por isso, evitava. E com as informações que eu recebi das profissionais, acredito que vai ser bem tranquilo. Gostei muito das dicas sobre como dar banho, limpar o umbigo e realizar a pega correta”, elogiou Juliana Barros.

Saúde Bucal – Ainda durante o primeiro dia do Governo Presente do Vale do Paraíba, a criançada recebeu kits de higiene bucal e participou de palestras educativas. Na oportunidade, elas aprenderam sobre a forma correta de escovar os dentes e usar o fio dental e os principais problemas causados pela ausência ou a forma errada de escovação, como a cárie.

Foi o caso de Fabiana de Oliveira, de 31 anos, que levou seu filho, Breno de Oliveira Rodrigues, de 6 anos, para receber orientações dos profissionais, visto que ele dá um trabalhão na hora de escovar os dentes. “Estou com grande dificuldade para escovar os dentes do Breno, principalmente os do fundo. Acabo brigando com ele todos os dias por causa disso. Com as orientações que eu recebi aqui, hoje, vai ser muito mais fácil lidar com essa situação”, disse a mãe do garoto.

Outros Serviços – A população teve acesso a serviços de aferição da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e altura, teste glicêmico, vacinas contra o HPV, hepatite e dT, além de dicas para uma vida saudável. Também foi possível realizar o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como, receber orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Maria Quitéria Balbino, de 54 anos, esteve na arena da saúde, onde aproveitou a oportunidade para fazer alongamentos e massagens, pois estava sentindo fortes dores na lombar, o que estava lhe causando muito incômodo. “Aqui eu pude melhorar o estresse e a ansiedade, em poucos minutos. É importante ações como essa do Governo Presente, porque a gente cuida melhor da nossa saúde e se sente valorizado”, disse.

 

 

Fonte Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *