Especial: Elizabeth Carvalho entrou para a história como primeira Governadora e Desembargadora de Alagoas

1Em diferentes partes do mundo as mulheres chegaram ao poder. Uma das homenageadas pelo Portal Estadão Alagoas pela passagem do mês da Mulher, é a Desembargadora Elizabeth Carvalho Nascimento. Além dela, também serão homenageadas pelo Estadão Alagoas, Lourdes Monteiro e a escritora Isvânia Marques.

As linhas que seguem não são suficientes para revelar que a homenageada é um verdadeiro presente ao Judiciário alagoano.

Sertaneja, nascida em Delmiro Gouveia, filha de Manoel Simplício Nascimento e Adelaide Carvalho Nascimento, Elizabeth Carvalho nasceu em 26 de março.

 

Fez todo o ensino básico no estado de Alagoas, mas em 1971, passou no vestibular da Faculdade de Direito da Universidade Gama Filho – Rio de Janeiro/RJ. Pediu transferência para a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas  em 1973. E formou-se em 1975.

A partir daí, iniciou uma história memorável para o judiciário alagoano.

Em 1976 tornou-se advogada da firma comercial Noé Simplício e Cia, onde permaneceu até 1977. Dali, tornou-se Promotora de Justiça Adjunta na Comarca de Palmeira dos Índios, até 1982.

Ainda em 82, tornou-se, assessora de Administração da Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas. Logo após, foi nomeada Juíza de Direito da Comarca de São Brás/AL.

Em 1984, pediu remoção à Comarca de Anadia (Maribondo e Tanque D’Arca). Em 1988, foi promovida por Merecimento para a Comarca de Penedo. Em 1991 foi para a Comarca de São Miguel dos Campos.

Em 1993, foi promovida por Merecimento para a Comarca de Maceió – 13a Vara Criminal. Atualmente 5a Vara Especial Criminal (Privativa dos Delitos de Trânsito).

1993: 1a Juíza a ser convocada para o Colendo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas – 1a Câamara Cível.

1995: 1a Juíza a ser convocada para a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

Ago/1995: 1a Juíza designada para compor o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Alagoas (05 a 19 de Setembro de 1995).

Ministrou aulas de Direito Processual Penal no 2o Curso de Formação de Magistrados – ESMAL – Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

1999: 1a Juíza titular de Zona Eleitoral em Maceió – 3a Zona Eleitoral.

2001: Reconduzida para 2o biênio na 3a Zona Eleitoral.

2002: Designada pelo Tribunal Regional Eleitoral para fiscalizar a Propaganda Eleitoral no município de Maceió.

Primeira Mulher Desembargadora e Governadora de Alagoas

Elizabeth Carvalho Nascimento foi a primeira Mulher a tornar-se Desembargadora em Alagoas. Nesta condição de única mulher, foi  promovida por merecimento à unanimidade de votos, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas em 2002. Ocupou o mais alto cargo do Tribunal, como Presidente do TJ,para o biênio 2009/2010.

Após Elizabeth Carvalho, passaram pelo Tribunal de Justiça, as Desembargadoras Nelma Padilha e Catarina Ramalho, mas se aposentaram pouco tempo depois. E então, Elisabeth, voltou a manter-se como única Desembargadora do TJ até os dias atuais.

A gestão como Governadora foi curta, mas marcante para as mulheres alagoanas e também brasileiras. A então presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Elisabeth Carvalho do Nascimento, e também desembargadora do Tribunal de Justiça alagoano, entrou para a história como a primeira mulher a assumir o Governo do Estado. Natural da sertaneja Delmiro Gouveia, ela destemida e abnegada, deu apenas mais um passo em sua trajetória de sucesso.

Na época, março de 2010, a desembargadora substituiu o governador Teotonio Vilela Filho, que entrara de licença para se submeter a uma intervenção cirúrgica, em Brasília. Ela já tinha feito história, no ano anterior, como a primeira mulher a presidir o Judiciário alagoano.

A posse da desembargadora no comando do Estado só foi possível porque o vice-governador José Wanderley e o então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Toledo, justificaram a impossibilidade de assumir o cargo, pois estariam em viagem naquele período.

Para o governador Teotonio Vilela, a posse da desembargadora tratou-se de uma homenagem à Semana da Mulher. E foi. Passados sete anos do feito histórico, Elisabeth Carvalho foi a primeira prova do hoje chamado empoderamento feminino em Alagoas. Isso sem esquecer de outras tantas que marcaram, e ainda marcam, seus respectivos nomes na luta das mulheres, cada uma em sua época e em suas atribuições.

Durante o período da sua permanência no comando do Executivo, a presidente do TJ despachou no Palácio República dos Palmares e participou de várias atividades ligadas ao Dia Internacional da Mulher.

É nela, que muitas Marias, Josefas, Severinas, Graças e tantas outras se reconhecem. É nela, que tantas mulheres vêm a justiça como seu ideal de vida. É nela, que por onde passa emociona os ávidos por lídima justiça e ficam embevecidos com a magnitude daquele vôo libertador, que ensejou até um poema…

 

 

Mulher

Quem é aquela mulher
com olhar firme
e ao mesmo tempo meigo, marejado de candura,
tão sossegado, tão positivo?
Quem é aquela mulher
que deu a quem de direito
algo melhor,
no nobre exercício da magistratura?
Quem é aquela mulher
receptiva, honrada e justa,
que abraçou a JUSTIÇA
como belo ideal de vida?
É a mulher da semana,
da década, do século.

É Elizabeth Carvalho Nascimento!

 

Feliz Dia da Mulher!

Parabéns Mulher!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *