Confira a programação do Jaraguá Folia e do bloco Pinto da Madrugada

A capital alagoana já respira Carnaval. Com uma programação que prioriza a ocupação dos espaços públicos e a valorização das orquestras de frevo, o cronograma oficial das prévias promete movimentar milhares de foliões entre o bairro histórico do Jaraguá e a orla marítima.

A festa começa em grande estilo no bairro boêmio e histórico do Jaraguá. O Museu Théo Brandão será o palco do Filhinhos da Mamãe, que realiza seu baile e bloco, a partir das 18 horas. Conhecido por sua estética cultural e reverência às raízes locais, o bloco é um dos mais prestigiados da capital.

Simultaneamente, o Jaraguá Folia toma as ruas do bairro. A expectativa é de um corredor de alegria com o desfile de 100 blocos, arrastando foliões ao som de marchinhas e metais, exaltando a identidade de Jaraguá como o epicentro do Carnaval de rua maceioense.

Pinto da madrugada 2026

O Bloco Pinto da Madrugada desfila neste sábado (7) com megaestrutura, cultura popular e programação para toda a família. A projeção é que a festa reúna cerca de 500 mil pessoas. Considerado o maior bloco à beira-mar do mundo e um dos maiores do Brasil, o Pinto desfila a partir das 9 horas, com uma edição que promete entrar para a história.

Ao longo do percurso, o público acompanhará 15 orquestras, reunindo quase mil músicos, além de quatro carros alegóricos, bonecos gigantes, ala de estandartes antigos e uma homenagem especial ao cantor alagoano “Kara veia”, ícone da cultura popular. O desfile contará ainda com surpresas e participação de artistas locais.

Entre os grandes destaques está a “Pintoca”, o carrossel musical que desfila junto ao bloco, acompanhado por um coral, consolidando-se como um dos símbolos mais emblemáticos do Pinto da Madrugada.

Novidade 

Como novidade em 2026, o bloco apresenta dois palcos móveis, que também desfilam ao longo do percurso, com orquestras cantadas, somando-se aos conjuntos no chão, ampliando a experiência musical do público.

Outra grande atração é a parceria inédita com o projeto “Alagoas Terra de Guerreiros”, que transforma a Praça da Roda Gigante, na orla de Pajuçara, em uma Arena da Cultura Popular.

O espaço funcionará das 7h às 17h e contará com bandas infantis, praça de alimentação, barraquinhas de artesanato produzidas por alunos do projeto, espaço pet, brincadeiras infantis, pintura facial e oficina de chapéu de guerreiro. A arena foi pensada para atender famílias que desejam vivenciar a festa sem acompanhar todo o desfile.

O Pinto da Madrugada também leva às ruas um cortejo cultural, com manifestações tradicionais da cultura alagoana, como boi, guerreiro e coco, valorizando as raízes populares do estado.

Encerrando o desfile, o público será recebido por um “grande final”, com um palco montado no fim do percurso, nas proximidades do Alagoinhas, garantindo um encerramento à altura da grandiosidade do evento.

Mais informações, acesse a página oficial do bloco @pintodamadrugada no Instagram!

Banho de Mar à Fantasia

Já no domingo (8), o foco se desloca para o cartão-postal da cidade. O tradicional Banho de Mar à Fantasia promete colorir a orla de Ponta Verde e Pajuçara. O grande destaque do dia é o desfile do Bloco Vulcão da Polícia Militar de Alagoas, que celebra uma marca histórica: 90 anos de existência, mantendo viva a chama do Carnaval tradicional.

Logo em seguida, o bloco Frevo Não Tem Idade evidencia o caráter democrático da festa, garantindo o passo para todas as gerações.

A despedida do Carnaval acontece na terça-feira, dia 17. O evento “O Grito de Jaraguá” marcará o encerramento oficial da folia em Maceió. A festa, aberta ao público, será concentrada na Rua Sá & Albuquerque, especificamente no Beco da Folia (esquina com a Receita Federal, em frente ao Espaço Liv Sá).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *