ALE abre o ano sob clima de guerra eleitoral: 100% dos deputados se movimentam para 2026
Sob a influência direta do calendário eleitoral, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) retoma, nesta quinta-feira (19), as atividades em Plenário, marcando a abertura de mais um ano legislativo em clima evidente de pré-campanha.
Dos 27 deputados estaduais, a totalidade deve participar, de forma direta ou indireta, do processo eleitoral deste ano. Pelo menos 23 parlamentares já são apontados como candidatos naturais à reeleição, mantendo a tradição de forte disputa interna pela permanência na Casa.
Nos bastidores, três nomes aparecem com tendência de não disputar pessoalmente o mandato, optando por transferir a candidatura a integrantes do próprio grupo político ou familiar. Estão nesse cenário Carla Dantas, Doutor Wanderley e Flávia Cavalcante.
A expectativa é de que Doutor Wanderley apoie o nome do filho, Hugo Wanderley. Já Flávia Cavalcante deve fortalecer a possível candidatura do pai, Cícero Cavalcante. No caso de Carla Dantas, a tendência é que outro integrante da família Dantas assuma a disputa, mantendo o espaço político do grupo.
Permanece indefinição quanto ao papel de Remi Calheiros no pleito. Ainda não há confirmação se ele será candidato ou se o grupo político ao qual pertence indicará outro nome.
Em relação à Câmara dos Deputados, até o momento não há movimentações concretas que indiquem a saída de parlamentares da ALE para disputar mandato federal, sinalizando que o foco majoritário está na manutenção das cadeiras estaduais.
A sessão solene de abertura dos trabalhos, marcada para as 16h, deve contar com a presença do governador Paulo Dantas, ou de um representante do Executivo, responsável pela leitura da mensagem anual e apresentação das metas administrativas previstas para o ano.




