Prazo para emitir 1ª via do título de eleitor termina em 6 de maio
Eleitores que ainda não possuem título têm até o dia 6 de maio para solicitar a emissão da primeira via do documento em Alagoas. O prazo faz parte do calendário de fechamento do cadastro eleitoral, conforme alerta emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL).
Além da emissão da primeira via do título, o período também permite a transferência de domicílio eleitoral, atualização de dados cadastrais e realização do cadastramento biométrico. O cadastro eleitoral será fechado 150 dias antes das eleições, marcadas para 4 de outubro, conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
De acordo com o TRE-AL, o encerramento do prazo é necessário para que a Justiça Eleitoral organize toda a logística do pleito, incluindo a definição das seções eleitorais e a produção de materiais que serão utilizados no dia da votação.
Os serviços eleitorais podem ser solicitados de forma on-line, por meio do sistema de Autoatendimento ao Eleitor disponível no site do TRE-AL. Já para o atendimento presencial, é necessário realizar agendamento prévio pelo portal do tribunal, evitando filas e aglomerações nos cartórios e postos de atendimento.
Em Alagoas, o atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, nos cartórios eleitorais, centrais e postos. Em Maceió, também é possível buscar atendimento nas Centrais Já! do Maceió Shopping, das 8h às 17h, e no Benedito Bentes, das 8h às 14h.
Para emitir a primeira via do título ou solicitar outros serviços eleitorais, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência recente (emitido nos últimos três meses), comprovante de quitação do serviço militar para homens maiores de 18 anos que forem fazer o alistamento e comprovante de pagamento de débitos com a Justiça Eleitoral, caso existam.
Desde dezembro do ano passado, a Justiça Eleitoral de Alagoas passou a permitir que todos os serviços sejam realizados em qualquer cartório eleitoral, central ou posto de atendimento do Estado, independentemente da zona eleitoral de origem, ampliando o acesso e facilitando o atendimento à população.



