PF de AL prende suspeito de abuso infantil com perfis falsos
A Polícia Federal em Alagoas (PFAL) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Identidade Oculta, com o objetivo de desarticular um esquema de abuso sexual infantil operado por meio de perfis falsos em redes sociais. A ação resultou na prisão preventiva de um homem no Maranhão, além do cumprimento de mandados de busca e apreensão em solo maranhense e no Estado de São Paulo.
As investigações revelaram que o suspeito utilizava a identidade falsa de um adolescente para ganhar a confiança de crianças, com foco principal em vítimas do sexo feminino. Após estabelecer o contato, ele induzia as menores a produzirem e enviarem fotos e vídeos de teor íntimo. Uma das vítimas identificadas reside em Alagoas.
O delegado da Polícia Federal, Francisco Luis Marques Ribeiro Filho, explicou que a estratégia utilizada pelo criminoso é conhecida tecnicamente como “grooming”. “O indivíduo utilizou um perfil falso de adolescente para se aproximar de uma criança. A partir disso, ele a induziu e orientou a produzir vídeos e fotos íntimas para encaminhá-lo”, detalhou o delegado.
A investigação aponta que, em muitos casos, o abuso evolui para a extorsão: caso a vítima tente interromper o contato, o criminoso passa a ameaçar a divulgação das imagens para familiares ou em páginas abertas na internet.


