Câmara de Maceió aprova comenda Selma Bandeira para ministra Marina Silva
A Câmara Municipal de Maceió aprovou, nesta segunda-feira (6), a concessão da Comenda Selma Bandeira à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A proposta foi apresentada pelo vereador Sílvio Camelo Filho (sem partido), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 97/2025, e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
A honraria, uma das mais importantes do Legislativo maceioense, será entregue em sessão solene, em data ainda a ser definida. O projeto reconhece “os relevantes serviços prestados à nação brasileira” e a “luta incansável de Marina Silva pela conservação ambiental, que traz impactos diretos ao município de Maceió”.
Durante a votação, o parecer da CCJ destacou que a proposta é legítima e constitucional. O vereador Leonardo Dias (PL)foi o único voto contrário, enquanto outros parlamentares da oposição, como Thiago Prado (PP), apoiaram a matéria em respeito a um acordo interno que evita vetos a homenagens pessoais apresentadas pelos colegas de Câmara.
Sílvio Camelo Filho ressaltou a importância da homenagem à ministra. “Marina Silva é uma referência nacional e internacional na pauta ambiental. Sua trajetória inspira políticas públicas sustentáveis e tem reflexos diretos nas cidades brasileiras, inclusive Maceió”, afirmou.
A concessão da comenda tem respaldo no artigo 312 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Maceió, que autoriza o Legislativo a reconhecer personalidades de destaque nos campos social, político e ambiental.
A Comenda Selma Bandeira leva o nome da professora, advogada e ex-vereadora maceioense que se tornou símbolo da luta pelos direitos humanos e pela participação das mulheres na política alagoana.