Nomes incomuns chamam atenção e podem ser alterados em cartório

Em Alagoas, há registros de nomes tão incomuns que não chegam a ter 20 ocorrências no país, número mínimo para constar nas estatísticas do IBGE. A escolha do prenome é um momento importante para os pais, que podem se inspirar em tradições familiares, pesquisas na internet ou até na impressão do rosto do bebê ao nascer.

Alguns nomes registrados no Brasil chamam atenção pela criatividade, como Agrícola Beterraba Areia, Asteroide Silvério, Disney Chaplin Milhomem da Silva, Janeiro Fevereiro de Março Abril e Marciano Verdinho de Antenas Longas, segundo levantamento da consultoria proScore.

Para o sociólogo Carlos Martins, o nome funciona como um marcador social e influencia na integração da pessoa na sociedade. “Nomes comuns seguem normas sociais, enquanto os diferentes podem gerar questionamentos sobre seu significado. Eles funcionam como códigos que orientam relações e representam uma marca social da pessoa”, explica.

Além disso, o nome está associado, de forma inconsciente, a traços de personalidade e pode cumprir um papel social importante, funcionando como referência e identificação em interações cotidianas.

Quem desejar alterar seu prenome pode solicitar a mudança diretamente no cartório após completar 18 anos, sem necessidade de ação judicial, conforme o provimento 149 do Conselho Nacional de Justiça. A alteração pode incluir substituição, acréscimo, supressão ou inversão do prenome. É necessário declarar que não há processos judiciais em andamento ou apresentar comprovante de arquivamento, assinando o requerimento na presença do oficial de registro civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *