Lançamento antecipado de Paulinho Mendonça agita bastidores e levanta dúvidas sobre candidatura de Marina Dantas


O anúncio antecipado do nome de Paulinho Mendonça como pré-candidato a deputado estadual com apoio do governador Paulo Dantas pegou muita gente de surpresa — inclusive aliados próximos. A principal pergunta que surgiu foi: como fica a ex-primeira-dama Marina Dantas, que também planeja disputar uma vaga na Assembleia Legislativa?

Fontes próximas ao governador ouvidas pelo blog apontam que a movimentação pode estar relacionada a possíveis entraves jurídicos envolvendo o nome de Marina. Apesar da separação entre ela e Paulo Dantas já ser pública, notória e amplamente divulgada, há o entendimento de que a Justiça Eleitoral — e não apenas a de Alagoas — pode questionar a viabilidade da candidatura dela. Neste sentido, todo o histórico de notícias e declarações pode ser usado como prova de que os dois não compartilham mais o mesmo núcleo familiar, o que influenciaria nos limites legais de candidaturas ligadas a um mesmo grupo político-familiar.

A escolha por Paulinho Mendonça, portanto, pode ser estratégica. Ambos, Marina e Paulinho, compartilham a mesma base eleitoral. No entanto, quem hoje comanda a estrutura de governo e os apoios de máquina é o atual governador — o que pode pesar decisivamente na balança a favor do novo nome.

Caso se confirme a candidatura de Paulinho, ele pode sair com o mandato — mas não necessariamente com a simpatia da ex-primeira-dama ou com a paz familiar restaurada. Ainda assim, do ponto de vista político, a decisão parece calculada.

Resta saber qual será a reação de Marina e como o eleitorado interpretará mais esse capítulo da política alagoana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *