Perícia descarta falha mecânica em ônibus que caiu na Serra da Barriga e matou 20 pessoas

A Polícia Científica concluiu a perícia no ônibus que caiu na Serra da Barriga e matou 20 pessoas e, segundo os peritos, a possibilidade de falha mecânica está descartada. O relatório foi divulgado 13 dias após o recolhimento do ônibus que estava preso desde o acidente, que aconteceu em novembro do ano passado.

Segundo os peritos, os freios traseiros e dianteiros estavam em perfeito funcionamento e não tinham nenhuma folga.

“Haja vista que havia sido descartada morfologia da pista e causa ambiental como determinante para o acidente, e agora também descartada a hipótese de falha mecânica, sobra a questão de condução. Temos duas perguntas a responder: por que o veículo parou naquele local? Por que ele desceu?”[…] Resta apenas afirmar que aquilo aconteceu por imperícia ou motivação pessoal [suposta inexperiência] do condutor em parar naquele ponto, disse o perito Marcelo Velez.

O delegado Guilherme Iusten, que investiga o caso, acompanhou a coletiva e informou que o processo criminal, que busca um responsável pelas mortes, será extinto.

“Ficou comprovado que houve uma falha de procedimento, uma falha humana. Então caberia o processo por homicídio culposo, mas como o motorista que dirigia o ônibus também morreu no acidente, o processo criminal será extinto”, disse.

Uma força tarefa foi montada para retira o ônibus do local. Como ele é muito pesado, os técnicos dividiram o veículo em duas partes: primeiro foi retirado a parte da frente, depois a parte traseira, que era a mais pesada. Foi utilizado guinchos com cabos de aço para içar o ônibus.

Os perito disseram ainda, que apesar do ônibus ter ficado meses na ribanceira, não há indícios de que houve furtos de peças. “Apenas o motor de partida não foi localizado no veículo, mas não há indícios de que ele tenha sido removido indevidamente”, afirmou o perito Cantuária.

Um ônibus escolar, cedido pela Prefeitura de União dos Palmares, caiu de uma ribanceira carregando o motorista e 47 passageiros após apresentar uma falha mecânica na subida da Serra da Barriga. O grupo seguia para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde acontecia o projeto Pôr do Sol na Serra.

A viúva do motorista do ônibus informou que o marido dela relatou problemas no dia do acidente. Luciano de Queiroz Araújo, de 47 anos, é uma das 20 vítimas que morreram.

Ele disse que o ônibus estava com problema na borracha, que causava [defeito] no freio. Eu acho que foi o que aconteceu na Serra da Barriga porque quando ele falou isso, ele já sabia que aquele ônibus estava com algum problema”, contou.

Ela relatou ainda que tentou convencer o marido a não ir trabalhar nesse dia, mas que ele justificou que precisava “ganhar o pão de cada dia da família“.

Vítimas

 

O Instituto Médico Legal (IML) identificou os 20 mortos no acidente com ônibus que despencou da Serra da Barriga. Entre as vítimas, estavam mãe e filho dela de 9 anos, uma professora, uma mulher que viajava com os filhos e um neto, e uma adolescente que estava com os pais e os avós no ônibus no momento do acidente.

Veja abaixo:

  1. Luciano de Queiroz Araújo (motorista do ônibus) – 47 anos
  2. Thamires Caroline da Silva – 35 anos
  3. Lourinete Figueiredo Batista – 53 anos
  4. Ivone Clemente da Silva – 37 anos
  5. Rosimeire Barros da Silva – 54 anos
  6. Andrielly Rafaella de Santana da Silva – 14 anos
  7. Alaide Tereza de Jesus, 84 anos
  8. Josefa Marcelino, 45 anos
  9. Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos
  10. Saulo Hermínio da Silva, 24 anos
  11. Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos
  12. Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos
  13. Linelenes “Aline” Florêncio dos Santos, 38 anos
  14. Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos
  15. Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos
  16. Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos
  17. Sebastião Azevedo Alves, 73 anos
  18. Vandilma Floro de Gouveia Melo, 57 anos
  19. José Cícero Aquino da Silva, 50 anos
  20. Pedro Manoel da Silva, 65 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *