Morre no Rio de Janeiro Glorinha Beuttenmüller, preparadora vocal

Filha de pais nordestinos, Maria da Glória Cavalcanti Beuttenmüller – ou Glorinha Beuttenmüller, como ficaria conhecida – nasceu no Rio de Janeiro, em 4 de agosto de 1925. Naquele ano, seus pais viviam no Rio Grande do Sul, mas sua mãe adoeceu durante a gravidez e precisou ir ao Rio para se tratar. Assim, Glorinha Beuttenmüller acabou nascendo na então capital federal. Até que sua mãe se recuperasse plenamente, ela passou os primeiros cinco meses de vida na cidade, antes de voltar para o Sul.

Por força da profissão do pai, que era fiscal de imposto de consumo, a família precisava viajar bastante. Tendo entrado em contato com diversas culturas de várias cidades, inclusive com colônias de imigrantes, Glorinha Beuttenmüller acabou absorvendo sotaques e pronúncias muito distintos, e sua fala começou a ficar, muitas vezes, incompreensível para quem ouvia. Para resolver este problema, começou a fazer aula de declamação. Neste episódio, teve, pela primeira vez, a noção da importância da fala.

Ela foi preparadora vocal dos mais importantes atores e cuidou, por décadas, das vozes de âncoras de telejornais e repórteres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *