Paciente do Hospital Metropolitano de Alagoas recupera visão após cirurgia complexa

 

 

A empreendedora Rozilda Gomes, de 48 anos, emocionou-se ao relatar sua recuperação após um procedimento cirúrgico intracraniano de alta complexidade no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). O tumor benigno, um meningioma, comprometia parte de sua visão e a acometia há algum tempo.

Rozilda percebeu a diferença no tamanho de seus olhos ao se maquiar para o trabalho. Apesar de ninguém notar, ela sentia que algo estava errado. O diagnóstico de meningioma na região do olho direito foi confirmado, e a paciente buscou atendimento em diversos locais.

No HMA, Rozilda encontrou a equipe especializada que a salvaria. A neurocirurgia removeu o tumor com sucesso, descomprimindo o nervo óptico e preservando sua visão. “Sou imensamente grata a todos do hospital”, disse Rozilda, emocionada. “Desde a equipe de limpeza até os médicos, todos me trataram com muito carinho, respeito e empatia. Me senti acolhida e segura em todos os momentos”, completou.

Rozilda destacou o cuidado humanizado que recebeu no HMA. “Não tem preço o que vivi neste hospital. A equipe me olhava com compaixão e me tocava, me transmitindo conforto e confiança. Era monitorada 24 horas por dia, e recebia visitas constantes da equipe de limpeza, técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e cirurgiões”, relatou.

O meningioma é um tumor benigno que se origina nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Segundo o neurocirurgião João Gustavo Santos, um dos responsáveis pelo tratamento de Rozilda, o tumor geralmente é silencioso e não apresenta sintomas imediatos, o que pode levar ao diagnóstico em estágios avançados. “O tumor de dona Rozilda precisou ser operado porque comprometia sua visão. A cirurgia foi um sucesso, e ela está se recuperando muito bem”, afirmou o Dr. Santos.

O meningioma pode causar dores de cabeça, náuseas e vômitos, além de sintomas focais como perda de sensibilidade ou força, alterações visuais e auditivas, dificuldade para falar e convulsões. O tratamento geralmente envolve a remoção cirúrgica do tumor, e na maioria dos casos, não é necessário tratamento complementar.

Embora não haja medidas totalmente eficazes para prevenir o meningioma, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Pessoas com histórico familiar da doença ou que apresentem os sintomas mencionados acima devem buscar atendimento médico especializado.

O HMA: REFERÊNCIA EM SAÚDE

O Hospital Metropolitano de Alagoas se destaca como referência em saúde de alta complexidade no estado. A equipe multidisciplinar de profissionais qualificados e experientes, aliada à estrutura moderna e equipada com tecnologia de ponta, garantem atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes, como no caso de Rozilda Gomes.

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) é uma unidade de saúde pública de alta complexidade, localizada em Maceió, capital do estado de Alagoas. O hospital oferece atendimento ambulatorial e hospitalar em diversas especialidades, como clínica médica, cirurgia geral, neurologia, cardiologia, oncologia e pediatria. O HMA é referência no atendimento a pacientes com doenças graves e complexas, e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados e experientes, além de uma estrutura moderna e equipada com tecnologia de ponta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *