Obras inacabadas: gestores têm até hoje para manifestar interesse em retomar construçõe

 

O prazo para os gestores dos estados e municípios aderirem ao Programa Retomada de Obras na Saúde termina nesta segunda-feira (15). Na Paraíba, ainda há 14 obras na área da saúde para reativação, porém aguardando a indicação dos gestores locais. Para fazer a indicação de retomar as obras inacabadas. No Brasil, existem 5.609 obras que podem ser retomadas, sendo que 1.400 aguardam a indicação dos responsáveis.

Entre asx obras inacabadas que podem ser retomadas, em todo o país, estão: 4.207 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 833 academias da saúde, a construção e ampliação de 198 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 93 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 72 unidades de acolhimento, além de Centros Especializados em Reabilitação (CERs), oficinas ortopédicas e obras de ambiência

A iniciativa do Ministério da Saúde é parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, sancionado pelo presidente Lula em novembro de 2023. O pacto tem como objetivo fornecer aos entes federativos melhores condições para a conclusão das obras paralisadas ou inacabadas.

“Tivemos mais de 4 mil obras que foram acessadas e tivemos manifestação dos gestores, e agora temos um pouco mais de 1.400 obras que estão inacabadas. São serviços de saúde, Unidades Básicas de Saúde, CAPS, que precisam ser entregues para a sociedade. É importante que o gestor da localidade faça contato com o Ministério da Saúde e entre no programa. Temos poucos dias, não perca tempo”, alerta o diretor do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Dárcio Guedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *