Casa Museu Graciliano Ramos reabre ao público

A Casa Museu Graciliano Ramos, tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, reabriu as portas para o público neste domingo (7).

O evento foi prestigiado pelo prefeito Júlio Cezar, a primeira-dama Karla Cavalcante, o vice-prefeito Márcio Henrique, deputado Federal Paulão, Joelma Farias, que representou o IPhan, além de vereadores, secretários municipais, educadores, escritores, representantes dos governos do estado e federal, de escolas, universidades, da igreja e a comunidade. O padre Leandro proferiu a benção apostólica sobre o lugar. A Orquestra Municipal Graciliano Ramos participou da solenidade.

A Casa está novamente aberto ao público para contar a história do ilustre escritor alagoano. Os projetos museográfico e arquitetônico foram concluídos, além das adaptações, retoques e correções. Os visitantes poderão prestigiar originais de algumas obras, roupas, máquinas de escrever e escritos, além de espaços interativos.

Além da reinauguração, outro destaque foi a premiação do Concurso Redação, com o tema “Graciliano Ramos: Um cidadão do mundo”, que premiou alunos dos três primeiros , pertencentes à rede municipal de ensino público. O concurso incentivou a participação dos jovens da comunidade e valorizou a produção literária local. O espetáculo teatral “Graciliano, Um Brasileiro Alagoano”, encenado pelos atores Chico de Assis e Arilene de Castro emocionou os presentes, ao contar trechos da vida e obra do escritor alagoano, boa parte deles baseados em escrituras do diário dos últimos momentos de vida do autor.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *