Macron indica apoio à cooperação nuclear com o Brasil durante visita oficial

Durante sua visita ao Brasil, o presidente francês, Emmanuel Macron, demonstrou disposição em colaborar com o país em projetos de cooperação nuclear. Em um evento em Itaguaí, no Rio de Janeiro, Macron mencionou a possibilidade de impulsionar novos desenvolvimentos na área, ressaltando a importância de garantias para o uso pacífico da energia nuclear.

A visita ocorreu após o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva expressar o desejo do Brasil em construir um submarino com propulsão nuclear e fortalecer sua indústria de defesa. Macron afirmou que a França estaria disposta a auxiliar nesses esforços, desde que haja o compromisso com o uso pacífico da tecnologia.

Atualmente, o Brasil está trabalhando em conjunto com a França na construção de submarinos, com destaque para o projeto do submarino Álvaro Aberto. Embora o desenvolvimento da propulsão nuclear seja uma responsabilidade brasileira, o país busca ampliar a transferência de tecnologia para integrar o reator ao submarino.

Em relação à defesa, Lula destacou a intenção do Brasil em utilizar a tecnologia nuclear para promover a paz e garantir a segurança nacional. A parceria militar entre França e Brasil visa fortalecer a autonomia estratégica do Brasil diante dos desafios globais e assegurar a defesa do país em situações de conflito.

Macron, por sua vez, expressou interesse em ampliar a cooperação militar entre os dois países e lançar projetos mais ambiciosos no futuro. Ele enfatizou a importância de o Brasil e a França defenderem sua independência e soberania em um mundo cada vez mais complexo.

Embora existam divergências em alguns temas, como o acordo Mercosul-União Europeia e a situação na Ucrânia, Macron e Lula estão comprometidos em fortalecer os laços bilaterais e promover a sustentabilidade na região amazônica.

A visita de Macron incluiu anúncios de projetos de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, demonstrando o compromisso mútuo com a proteção das florestas tropicais e a promoção da bioeconomia na Amazônia.

Após sua passagem pelo Rio de Janeiro, Macron seguirá para São Paulo, onde participará de eventos econômicos e culturais, e depois para Brasília, onde se encontrará com Lula para discutir questões globais e aprofundar a cooperação entre os dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *