TJAL enfatiza a importância do diagnóstico precoce do câncer colorretal

No Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal, celebrado em 27 de março, o médico Wilson Baía, do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), ressalta a crucial importância do diagnóstico precoce, um elemento-chave que pode significativamente aumentar as chances de cura para os pacientes.

Wilson Baía enfatiza que, quando detectado em estágios iniciais, as perspectivas de cura são consideravelmente maiores. O diagnóstico normalmente é estabelecido a partir de suspeitas clínicas ou por meio de programas de rastreamento, especialmente em indivíduos com histórico familiar da doença.

O principal exame utilizado para o diagnóstico é a colonoscopia, que permite a avaliação do intestino grosso e parte do intestino delgado. Outros exames como ultrassonografia, ressonância magnética do abdômen e tomografia também podem ser solicitados para complementar o diagnóstico.

O que é o Câncer Colorretal?

O câncer colorretal é uma condição maligna que afeta uma parte do sistema digestivo, especificamente o cólon (intestino grosso) e o reto. De acordo com Wilson Baía, é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, com estimativas indicando um aumento de 45.000 novos casos até 2025.

Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, obesidade, falta de atividade física e uma dieta pobre em frutas, fibras e vegetais, além do consumo excessivo de carnes vermelhas e alimentos processados. Há também associações com tabagismo e alcoolismo, que aumentam a predisposição ao desenvolvimento de tumores colorretais.

Prevenção e Cuidados

A prevenção da doença pode ser alcançada por meio da gestão dos fatores de risco. Controlar o peso, reduzir o consumo de carnes vermelhas, bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo são ações cruciais. Além disso, uma atitude proativa ao procurar atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas como alterações no padrão intestinal, anemia, perda de peso inexplicada e presença de sangue nas fezes é fundamental para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz.

Wilson Baía ressalta que a maioria dos pacientes com tumores colorretais requer intervenção cirúrgica, podendo também necessitar de quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia, dependendo do estágio da doença.

A conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e a adoção de medidas preventivas são essenciais para combater essa doença e melhorar as perspectivas de saúde para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *