Crise na Educação: Mais de 50% das crianças do 2º ano do fundamental não conseguem ler, alerta Unicef

Por Alessandra Conceição

O Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revela que mais da metade das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental na rede pública brasileira não atingiu a alfabetização, de acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021. A situação, já preocupante antes da pandemia, agravou-se com a emergência mundial, impactando negativamente o desempenho acadêmico e a vida futura dessas crianças. O Unicef destaca a importância do acompanhamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em 2023 pelo Ministério da Educação, como uma estratégia para enfrentar esse desafio. No entanto, ressalta a necessidade de monitoramento constante para assegurar a implementação eficaz e a obtenção de resultados positivos. O Ministério da Educação informa que todos os estados aderiram ao compromisso, com investimentos significativos, incluindo ações como a formação de mais de seis mil articuladores e a instalação de Cantinhos de Leitura nas escolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *