Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet dividem espaço e medem força em Salvador

Os quatro pré-candidatos à Presidência mais bem colocados nas pesquisas eleitorais Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) dividiram espaço e mediram força em Salvador, na Bahia, neste sábado (2). O intuito dos presidenciáveis é marcar presença no Nordeste. O estado de Salvador tem cerca de 11 milhões de eleitores e é o quarto maior colégio eleitoral do país.
O estado comemora o dia da indepedência com festas. No entanto, o sábado foi marcado por ser o primeiro teste da campanha presidencial de 2022.
O presidente Jair Bolsonaro discursou ao lado do ex-ministro da Cidadania e atual pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma. O chefe do Excecutivo voltou a criticar governadores do Nordeste por entrarem com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei que fixa teto na cobrança do ICMS para os combustíveis, pauta que mexe diretamente com o bolso do eleitor
“É inadmissível que os governadores da Região Nordeste entrem na Justiça contra a redução do ICMS. Os governadores da região que dizem ser a favor do povo”, disse o presidente.
Bolsonaro prometeu, ainda, que o Brasil será o país com “o combustível mais barato do mundo”.
Na sequência, Bolsonaro fez motociata com apoiadores pelas ruas de Salvador.
O ex-presidente Lula participou do desfile cívico da Independência do Brasil na Bahia. Ele chegou ao local do evento por volta das 9h30 e foi cercado por apoiadores. Depois, discursou em ato na Arena Fonte Nova.
Ciro Gomes e Simone Tebet também participaram do desfile. Em clima amistoso, os dois se cumprimentaram e publicaram fotos juntos nas redes sociais. “Adversário não é inimigo”, escreveu Tebet no Twitter.
Data comemorativa
A Independência do Brasil é comemorada nesta data na Bahia pois no estado, o movimento aconteceu de forma paralela ao restante do país. O levante começou em fevereiro de 1822 e os baianos só se declararam independentes em 2 de julho de 1823, após confrontos armados.
O restante do país declarou independência de Portugal em 7 de setembro de 1822.

                                    

