Palmeira e mais três cidades registram os maiores acumulados de chuvas do Brasil em 24h
As quatro cidades brasileiras com maior volume de chuvas entre às 9h do dia 30 de junho e às 9h desta sexta-feira (1º) são alagoanas. É o que apontam os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porto de Pedras lidera o acumulado de chuvas no Brasil, com 67.6 milímetros nesse período.
As outras cidades alagoanas que registraram grande volume de chuvas entre ontem (30) e hoje (1º) foram: São Luiz do Quitunde, com 47,8 mm, Arapiraca (31,4mm) e Palmeira dos Índios (29 mm). Coruripe aparece em sexto lugar nacional como a mais chuvosa das últimas horas, com 19.6 mm.
Nesta sexta (1º) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas para Alagoas. O aviso, que é válido até o início da noite de hoje, comunica sobre o “Perigo” e “Potencial Perigo” de acumulado de chuvas em 75 municípios do estado.
No aviso de “Perigo” – identificado pela cor laranja no mapa -, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco em 31 cidades. A previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.
Os demais 53 municípios estão com alerta de “Perigo Potencial”, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com áreas de risco. Segundo o Inmet, a chuva deve atingir os 20 ou 30 mm/h. Estes estão identificados pela cor amarela.
Devido às fortes chuvas, cidades do interior de Alagoas já têm registrado alagamentos e transbordamento de rios. A Defesa Civil de Alagoas está monitorando a situação.



