Palmeira e mais três cidades registram os maiores acumulados de chuvas do Brasil em 24h

As quatro cidades brasileiras com maior volume de chuvas entre às 9h do dia 30 de junho e às 9h desta sexta-feira (1º) são alagoanas. É o que apontam os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porto de Pedras lidera o acumulado de chuvas no Brasil, com 67.6 milímetros nesse período.

Porto de Pedras chegou a contabilizar o maior total mensal de chuva em junho, com 524,9 mm. A média para o mês é 287,1 mm. O maior volume de chuvas em um único dia no Brasil registrado no mês passado também foi em Porto de Pedras, com 122,6 mm, no dia 16.

As outras cidades alagoanas que registraram grande volume de chuvas entre ontem (30) e hoje (1º) foram: São Luiz do Quitunde, com 47,8 mm, Arapiraca (31,4mm) e Palmeira dos Índios (29 mm). Coruripe aparece em sexto lugar nacional como a mais chuvosa das últimas horas, com 19.6 mm.

Nesta sexta (1º) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas para Alagoas. O aviso, que é válido até o início da noite de hoje, comunica sobre o “Perigo” e “Potencial Perigo” de acumulado de chuvas em 75 municípios do estado.

No aviso de “Perigo” – identificado pela cor laranja no mapa -, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco em 31 cidades. A previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.

Os demais 53 municípios estão com alerta de “Perigo Potencial”, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com áreas de risco. Segundo o Inmet, a chuva deve atingir os 20 ou 30 mm/h. Estes estão identificados pela cor amarela.

Devido às fortes chuvas, cidades do interior de Alagoas já têm registrado alagamentos e transbordamento de rios. A Defesa Civil de Alagoas está monitorando a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *