OLHO VIVO: NOVE MESES DE GESTAÇÃO, E… NADA!

Estamos acerca de nove meses de uma sofrida gestação, cuja prenha tem seu nome de batismo jurado e sacramentado de Secretaria Municipal de Saúde. Até agora, meus queridos leitores, não há o menor sinal de alguma contração uterina, por maiores que sejam as doses de oxitocina administradas por Dr. Márcio, seu titular de plantão. O rebento está empacado e, há sério risco de ocorrer o que é denominado de placenta increta (acreta).

Filha de pais desnaturalizados, sem que corra nas veias o sangue Xucurus, a Secretaria nesta atual Administração Municipal foi transformada num poço de deus-nos-acuda, a começar pelo erro na importação de engodados profissionais no manejo do dinheiro público, a exemplo de Kátia Born. Esta por sua vez, colocou o seu biquíni de bolinha amarelinha (chocante) tão pequenininho! e picou a mula, depois protagonizar  atos insanos, pensando talvez,  que a  população do nosso Município fosse constituída em quase sua totalidade por um bando de idiotas.

Em sua saída, assim se declarou a peregrina: – “A decisão é de caráter pessoal. Vou me dedicar mais ao meu partido PDT, à minha vida política e pessoal e, também, à minha luta pelo SUS de qualidade. Continuarei trabalhando pela Saúde, porque a luta continua. O próximo secretário encontrará uma Saúde estabilizada, humanizada e com muitas obras encaminhadas, porque o prefeito sempre priorizou uma Saúde de qualidade para o povo de Palmeira dos Índios. Já estou com saudade dessa gente maravilhosa de Palmeira”.

Macacos me mordam! Dinheiro quando acaba é bicho que trás saudade…

Assumiu então, Lígia Angélica substituta imediata e gente de confiança de Kátia, segundo a finada, permanecendo esta  apenas por três meses à frente da calamitosa Secretaria, cheia de upa neguinho pra lá! Upa neguinho pra cá!

E então, começou a grande disputa pela saúde. Quem primeiro se ofereceu (sabe-se lá, à troca de que?) para ser socorrista foi Ângela Garrote, levando de cara uma doce garrotada (patada?) de JC, que por fim passou o comando para Dr. Márcio. Nada mais do que justo, porque vice para ganhar, na minha terra tem que trabalhar. Este fato deu início a olhares trombudos entre Garrote e o Imperador. Contudo, arranhões fazem parte da bagunça, qualificada como tão pouca coisa para a população.

Dias atrás Dr. Márcio esteve na Câmara Municipal e também traçou na ocasião um borrão da atuação da Secretaria no Município, replicando aos questionamentos dos edis, explanando sobre as ações que estão sendo realizadas, bem como a reorganização da pasta da encrenca.

Esforços estão sendo feitos. Mas….

Afinal, a Secretaria Municipal de Saúde tem por finalidade coordenar os programas, projetos e atividades voltados para a promoção do atendimento integral à saúde da população do Município, na condição de gestora municipal do Sistema Único de Saúde – SUS.

A veracidade, é que com tanta brenha para a parturiente, arriscamos clamar por Samarica.

– B’a noite, Samarica.

– B’a noite, cumade Angela.

– B’a noite, Samarica.

– B’a noite, cumade Lígia.

– B’a noite, Samarica.

– Vosmecês sabe a oração de São Reimundo?

– Nós sabe.

– Ah Sabe, né? Pois vão rezando aí, já viu??

Fui!

Austrelino Bezerra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *