Operação prende bando suspeito de estelionato, agiotagem e lavagem de dinheiro em Maceió
Oito pessoas foram presas no início da manhã desta terça-feira (30), em cumprimento a 17 mandados expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Uma operação da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic).
Dentre os suspeitos de um esquema de estelionato, agiotagem, organização criminosa e lavagem de dinheiro, os agentes prenderam a líder do bando e proprietária de um estabelecimento comercial que vendia açaí na Ponta Grossa.
Segundo informações do delegado Thiago Prado, os agentes vinham investigando, há cerca de 4 meses, o local, considerando uma grande movimentação em dinheiro. Mais de 500 cartões clonados foram apreendidos, além de duas armas de fogo e munições.
“As pessoas pegavam dinheiro emprestado com o grupo e os suspeitos usavam as armas para pressionar os ‘clientes’ a pagarem com os juros. Foram apreendidos cartões de crédito, além de cartões do Bolsa Família. Chegamos até os envolvidos após um intenso processo investigatório que descobriu uma grande movimentação em dinheiro pelo estabelecimento comercial”, explicou o delegado.
A operação, denominada “Açaí”, tendo em vista que o estabelecimento foi o propulsor da força-tarefa, cumpriu 17 mandados expedidos pela 17ª Vara Criminal, sendo 10 de busca e apreensão e 7 de prisão. As prisões ocorreram em bairros das partes alta e baixa da cidade.
Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. Dentre eles, foi presa a dona do estabelecimento comercial, apontada como a líder do grupo criminoso, que ainda contava com a ação de colombianos.
Os supostos envolvidos foram encaminhados para a sede da Deic, no bairro de Santa Amélia, onde serão realizados os procedimentos policiais cabíveis e, em seguida, ficarão à disposição do Poder Judiciário.



