Caravana de Lula desembarca nesta terça-feira em Alagoas

Nesta terça-feira, 22, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva chega a Alagoas com a caravana “Lula Pelo Brasil”. Terceiro estado visitado por ele, Lula atravessa o Rio São Francisco e chega de barco no Porto de Penedo onde será recebido pela população e por autoridades.

Na quarta-feira, 23, o ex-presidente recebe o título doutor honoris causa na Universidade Estadual de Alagoas no campus de Arapiraca. No mesmo dia, ele segue para um ato em Maceió, quando finaliza sua passagem pelo estado.

Lula percorre com a caravana nove estados do Nordeste, somando 4 mil quilômetros de trajeto feito de ônibus. O ex-presidente pretende “revisitar” o povo nordestino, mantendo sua tradição de viajar o país para ouvir e conversar com as pessoas, assim como fez nos anos 70, 80 e 90.

Investimentos em educação em Alagoas

Através de programas de inclusão criados por Lula, milhares de pessoas, até então sem acesso ao ensino superior, tiveram a oportunidade de serem a primeira geração de muitas famílias a chegar à graduação. Programas como ProUni e Fies possibilitaram a entrada de pessoas de baixa renda ao ensino superior.

Foi na gestão de Lula que também foi criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas em 2008.

Só na Uneal – onde receberá o título –  o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Culturais Indígenas (Prolind) garantiu a formação de 76 professores indígenas pela universidade.

Já o Programa de Licenciatura em Educação no Campo graduou 54 professores da Uneal, segundo dados da instituição. O Procampo apoia a implementação de cursos de licenciatura em educação do campo nas universidades públicas, voltados especificamente para professores que atuam no ensino fundamental e ensino médio nas escolas rurais.

Historicamente esquecido pelos governos anteriores, Alagoas contou com um carinho especial dos governos Lula que promoveu a interiorização de universidades e institutos federais pelo programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais criado em 2004. Foi o caso da  Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus de Arapiraca, inaugurado por ele em 2006 e que hoje possui três câmpus e oito pólos vinculados.

Serviço:

Terça-feira (22)

Penedo: 16h travessia do Rio São Francisco

Quarta-feira (23)

Arapiraca: 10h título de doutor honoris causa na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal)

Maceió: 18h ato político

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *