Única maternidade para gestantes de alto risco em Alagoas está lotada

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira, 21, a direção da Maternidade Escola Santa Mônica informou que, em decorrência do fechamento do Hospital Universitário por problemas estruturais, é agora a única unidade de referência para atendimento de gestantes e recém-nascidos de alto risco em Alagoas. Porém, já adiantou que está com todos os seus 46 leitos ocupados e com seis pacientes a mais que sua capacidade.

Essas pacientes estariam acomodados em camas e macas nos corredores. Diante da situação, o hospital também garantiu que as medidas necessárias para prestar a melhor assistência estão sendo tomadas.

Também em nota, a assessoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou que as chuvas provocaram os problemas na estrutura interna do 6º andar do HU e os serviços já foram iniciados para que o atendimento seja retomado o mais rápido possível.

Confira a nota da Maternidade Santa Mõnica:

“A direção da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) acabou de ser informada pelo Complexo Regulador de Atendimento (CORA) que, em virtude do fechamento do Hospital Universitário (decorrente de problemas estruturais), é a única unidade de referência para atendimento de gestantes e neonatos de alto risco no Estado de Alagoas.

Em respeito à sociedade alagoana, a direção da MESM informa que já está com seus 46 leitos ocupados e com excedente 6 (seis) pacientes acomodadas em camas e macas e nos corredores.

Para tranquilizar as famílias e gestantes, a direção informa que conta com uma equipe referenciada para atendimento de alto risco e lamenta possíveis transtornos que possam surgir em virtude da suspensão do serviço de referência do Hospital Universitário.

Em tempo, a direção reforça que, além do CORA, já estabeleceu contato com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Coordenação da Rede Cegonha do Município de Maceió e está tentando contato com Ministério Público, com o objetivo de promover um trabalho conjunto que colabore para melhor assistência de saúde possível diante da situação instalada”.

Confira a nota da Ufal:

“As chuvas frequentes que caem sobre toda Alagoas ocasionaram o surgimento de fissuras e bastante umidade no forro de gesso do 6º andar do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), local onde fica situada a maternidade do HU.

Como medida de segurança, o espaço foi interditado e as pacientes internadas foram realojadas em outros espaços do hospital. Novos internamentos também estão suspensos. As medidas tomadas já foram comunicadas ao Complexo Regulador de Maceió (Cora).

Nesta segunda-feira (24), o Setor de Infraestrutura Física do HU já inicia os serviços na área para que o atendimento retorne o mais breve possível”.

Fonte: TNH1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *