Chuvas causam danos em mais de 50 escolas públicas de Maceió, diz secretaria

As fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de maio causaram danos em mais de 50 escolas públicas de Maceió, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O prefeito Rui Palmeira (PSDB) informou nesta segunda-feira (3) que busca alternativas para que os alunos não sejam prejudicados.

O Município está em recesso escolar desde o dia 23 de junho. O retorno das aulas está marcado para o dia 10 de julho, mas ainda não há uma definição sobre quantas não poderão receber os alunos da data marca.

“É possível que a gente realmente precise em uma ou outra escola remanejar os alunos, e a gente vem buscando um entendimento com o Governo do Estado para fazer o empréstimo de algumas salas em escolas do estado, ou para fazer o aluguel, se for o caso, de alguns prédios para deslocar alunos”, falou Rui.

Ao todo, foram 56 escolas e as duas sedes da Semed afetadas pelas chuvas. 47 delas dependem de recursos federais e 9 são alugadas. Nestas últimas, os danos foram maiores, mas os reparos estão sendo feitos com recursos próprios. O setor de engenharia da secretaria informou que um levantamento deve apontar o tamanho exato do problema.

“O problema são as 47, porque a gente só pode começar alguma intervenção nelas depois que o recurso do Ministério da Educação for liberado”, falou o assessor de Infraestrutura do Setor de Engenharia da Semed, Lucas Raniery Cordeiro.

De acordo com a Semed, a única escola que já se sabe que não poderá ter aula é a Escola Municipal Pedro Barbosa Junior, em Cruz das Almas. As atividades desta unidade foram transferidas para a Escola Estadual Monsenhor Benício Dantas, no bairro do Poço.

O chefe de Manutenção da Semed, Bruno Sampaio, informou que mesmo nas escolas onde os danos foram maiores, oito delas, não haverá interrupção do calendário letivo. “O problema vem da área de coberta, foram muitas infiltrações, deu problema na rede elétrica também, mas são intervenções que a gente está trbalhando com recursos próprios para que no dia 10 as aulas sejam retomadas normalmente”.

O prefeito informou que vai até Brasília pedir apoio para as obras na cidade. “A gente vai lá mais uma vez apelar no Ministério da Integração, Ministerio das Cidades, Educação, Saúde, e mostrar que realmente os danos causados aos equipamentos públicos foram muito grandes e Maceió precisa desse apoio federal”.

Erosão em avenida no Murilópolis

Nesta manhã, o prefeito acompanhou o início das obras na principal via do Murilópolis, a Avenida Nelson Marinho de Araújo, que precisou ser interditada após o deslizamento de uma barreira, o que gerou uma cratera próximo a pista.

“Em alguns casos realmente de erosão a gente verifica que há ligações clandestinas de esgoto e de drenagem de águas pluviais. E ela vai realmente danificando e minando a barreira e isso a gente já tem constatado em algumas áreas e claro que se houver realmente a constatação o autor será penalizado, multado e responsabilizado por crime ambiental”, falou Rui.

Ele explica que a suspeita será levantada com cautela. “Em outras áreas nós já temos a convicção que ligações clandestinas de esgoto e drenagem de águas aceleraram essa erosão. Nós vamos tomar as providências legais em relação a quem possa ter causado esses danos. É claro que ela já vinha sofrendo ao longo de anos e anos e com essa carga de chuvas realmente não suportou”, explica.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *