Eletrobras dá dicas de segurança para o período junino

Hoje é véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro, que abre o período junino. É dia de soltar fogos e acender fogueira, mas é preciso ter cuidado na hora de comemorar, para que a festa não acabe em tragédia. A recomendação é da Eletrobras Distribuição Alagoas, que se preocupa em orientar a população em geral, a fim de se evitar acidentes com a rede elétrica.

As fogueiras não devem ser construídas debaixo ou próximo à rede elétrica, devido ao risco de o fogo entrar em contato a rede elétrica e equipamentos. Da mesma forma, os fogos de artifício devem ser disparados em locais distantes da rede e jamais na direção de postes e cabeamento. Crianças também não podem manusear fogos de artifício.

A Eletrobras também recomenda não soltar balões, devido ao alto risco de incêndios e acidentes. A prática, inclusive, é proibida pela legislação ambiental. E para quem ainda não fez a decoração em casa, nas ruas ou em ‘palhoções’, a dica é nunca amarrar as bandeirolas em postes ou fios, além de ter cuidado com os materiais utilizados: evitar condutores de energia, como arames e metais, e dar preferência a cordões e fitilhos, por exemplo.

Já a montagem de palhoças, barracas e arraiais deve ser feita com a utilização de produtos de difícil combustão, em virtude do risco de incêndio. A ligação de energia provisória nos locais deve ser solicitada previamente à Eletrobras, informando-a o horário de utilização e a potência em watts dos equipamentos. Clique aqui para saber mais.

Os locais de festas. por sua vez, devem observar requisitos de proteção, como a utilização de disjuntores adequados para a carga instalada, cálculo da bitola dos fios e instalação dos aterramentos em todos os circuitos. Os fios devem estar devidamente isolados, para que não entrem em contato com as estruturas dos palhoções, especialmente as metálicas.

Os cuidados – que incluem também a importância de se evitar os fogos clandestinos – devem ser adotados para que as comemorações ocorram com segurança. Em caso de acidentes, a população deve entrar em contato com a Eletrobras, pelo telefone 0800 082 0196, e com órgãos de primeiros socorros, como os Bombeiros (193) e o Samu (192).

 

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *