Carpil encerra atividades no Show Rural e reafirma intercooperação com a Coopavel

1

A caravana da Carpil composta por 108 pessoas composta pelos estados da Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Alagoas que saíram no último dia 01 de fevereiro  de Palmeira dos Índios para participar do Show Rural em Cascavel no Oeste do Paraná, encerram as atividades nesta sexta-feira (10).

A caravana realizou visita nesta quinta-feira (09), à Binacional Itaipu em Foz do Iguaçú. Lá, os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A caravana da Carpil em sua participação na 29 edição do Show Rural 2017, visitou dez atividades por dia entre eles a agricultura, avicultura, hortifrutigranjeiro, lavoura, piscicultura, pecuária de leite e de corte e meio ambiente, além de visitar o Parque Industrial da Coopavel para conhecer o frigorífico de suínos, bovinos e aves, laticínio e indústria de óleo e ração.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, no show rural os produtores e técnicos conheceram tecnologias que podem ser aplicadas no território nordestino, aumentando a produtividade e gerando renda. “Aqui temos estudante de agroecologia que veio conhecer as formas de cactos, é incrível você ver isso no Sul do país. A diversidade do Show Rural é muito grande. Daqui saíram a recuperação de nascente que hoje é modelo no estado de Alagoas”, explicou Luciano.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli reafirmou que a intercooperação com a Carpil continua firme e forte, e espera que a cooperativa de Palmeira dos Índios, se consolide como a Coopavel do Nordeste. “Quem disse que o Nordeste não tem potencial está mentindo. Acredito no Nordeste, nesse povo guerreiro e continuaremos ajudando nossos irmãos nordestinos através da Carpil, para quem a Coopavel presta assistência técnica”.

Despedida emocionada

Este ano a intercooperação entre Carpil e Coopavel completou 20 anos. Na despedida à caravana no auditório do Parque Tecnológico Coopavel, o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli,  afirmou que em nenhum momento durante o evento do Show Rural, emocionou-se como quando perto do povo do Nordeste. (Veja vídeo).

Participação

11O Show Rural COOPAVEL é referência mundial, é nesse evento que as principais empresas mundiais de pesquisa e de equipamentos lançam novos produtos e tecnologias antecipando com exclusividade as tendências para o agronegócio. Para Luciano Monteiro essa parceria entre a COOPAVEL E CARPIL é muito salutar na troca de experiências e, no desafio de cada dia, alavancar mais o aumento da produtividade local.

A participação do Nordeste no Show Rural é executado pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), com o apoio da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel). O grupo está sendo acompanhado pela consultora da Secretaria de Reordenamento Agrário, Leila  A caravana da Carpil é composto por 108 pessoas entre produtores e produtoras rurais, técnicos e líderes de associações, assentamentos, cooperativas e de sindicatos dos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Ceará.

A participação do Nordeste no Show Rural foi executado pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), com o apoio da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel).

Encontro dos Filhos Ausentes

Antes de retornar ao seu destino final, Palmeira dos Índios, a caravana da Carpil passará por São Paulo, para cumprir agenda. A Carpil tem um programa implantado pela cooperativa, denominado “Encontro dos Filhos Ausentes”. “Esse é o momento mais emocionante da viagem, é aí que pais que não viam os filhos há anos, se reencontram. Esse ano, o encontro acontece no mercado público de São Paulo. É muito gratificante poder proporcionar esse momento à esse povo sofrido”, disse Luciano.

Em seguida, a caravana realiza visita na Basílica de Nossa Senhora Aparecida (SP) antes de seu retorno à Palmeira dos Índios, previsto para segunda-feira (13).

Sobre a Carpil

A cooperativa alagoana atua desde 1979 e está presente em 37 cidades. Tem 2.642 agricultores familiares quilombolas, mulheres, jovens, povos e comunidades tradicionais cooperados. A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Saúde de Baixo é uma das 473 associações beneficiárias da Carpil.

A parceria com a Sead é antiga. No início da década de 1990, 500 cooperados da Carpil foram beneficiados pelo Pronaf B. Em outra ocasião, em 2013, uma chamada pública da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA) foi gerida pela cooperativa para recuperar 200 nascentes, distribuir de 300 galinheiros móveis, entregar 116 kits de irrigação, 240 palmas forrageiras e 5 veículos para a região.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *