Juíza de AL pede tropas federais para eleições em 3 cidades

noticia_19218A juíza eleitoral Marina Gurgel da Costa, da 29ª Zona Eleitoral solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) o envio de tropas federais para reforçar a segurança durante o período eleitoral nos municípios de Batalha, Jacaré dos Homens e Belo Monte. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25).

Segundo o TRE, o pedido ainda será analisado pelo Pleno do tribunal. Se for julgado válido, será encaminhado para apreciação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autoriza ou não o envio das tropas.

Em sua solicitação, a juíza alega que a presença militar naquela região é importante para prevenir crimes eleitorais e para o bom andamento do pleito, por conta do baixo efeito das polícias Civil e Militar.

“A comarca de Batalha, já conhecida no estado pelos intensos e históricos embates políticos, muitos deles com manchas de sangue, sempre contou com o auxílio do Exército durante as Eleições, como forma de se garantir a ordem pública e o bom trabalho durante as eleições. E esse quadro continua inalterado até hoje”, diz a magistrada no pedido feito ao TRE.

No documento, a juíza narra que o clima na região é de tensão, pois famílias conhecidas pelos moradores vivem como inimigas declaradas e costumam andar armadas.

“Sinto que os eleitores estão acuados e sem liberdade para expressar suas ideias e preferências, comprometendo o exercício pleno e independente do direito ao voto”, diz outro trecho do pedido.

Ela conclui dizendo que “no período eleitoral, o risco de um confronto direto entre partidos rivais é certo, com grandes chances de resultarem em mortes”.

G1 AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *