Malásia muda relato da última mensagem do voo MH370

As últimas palavras ditas por um dos pilotos do avião desaparecido da Malaysia Airlines para a torre de controle foram “Boa noite, Malaysian três sete zero”, afirmou a autoridade de aviação civil da Malásia, mudando o relato anterior sobre o último contato, que seria um despreocupado “Tudo bem, boa noite”.

mapa-buscas-mh370-28032014-size-598

 

A correção do relato oficial foi feita enquanto as autoridades do país enfrentam pesadas críticas pelo modo como lidaram com o caso, principalmente por parte dos familiares dos passageiros chineses a bordo de voo MH370, que acusam a Malásia de administrar mal as buscas e reter informações.

A nova mensagem, “Boa noite, Malaysia três sete zero”, seria um aviso mais formal de fim de uma transmissão, feito a partir da cabine do Boeing 777, que estava saindo do espaço aéreo controlado pela Malásia em sua rota de Kuala Lumpur para Pequim. Minutos depois, as comunicações foram cortadas e o avião fez meia volta, cruzando o território malaio em direção ao Oceano Índico.

O comunicado da autoridade da aviação civil surgiu depois que o ministro interino dos Transportes, Hishammuddin Hussein, foi questionado em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira sobre as últimas palavras da cabine e rejeitou os pedidos para liberar a transcrição oficial.

Segundo o comunicado, as autoridades ainda estavam realizando “investigação forense” para determinar se as últimas palavras vindas da cabine foram do piloto ou do copiloto. Anteriormente, a Malaysia Airlines havia dito que se acreditava que as palavras fossem do copiloto.

O departamento de aviação civil afirmou que a equipe de investigação foi instruída a liberar a transcrição completa na próxima reunião com os familiares.

Busca pela caixa-preta – Nesta terça-feira, uma embarcação australiana carregando equipamento especializado para a detecção de caixa-preta foi enviado para a área de buscasno sul do Oceano Índico.

Estima-se que o navio Ocean Shield vá demorar cerca de três dias para chegar ao local, que fica a 1.850 quilômetros da costa de Perth, na Austrália. As autoridades trabalham contra o relógio para encontrar a caixa-preta e recuperar os registros da aeronave antes que o equipamento fique sem bateria. Segundo especialistas, esse prazo final termina em uma semana.

Ao mesmo tempo, navios e aviões continuam a varredura pelo oceano em busca de destroços do Boeing 777. O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, chegará na quarta-feira a Perth para acompanhar as operações de buscas.

(Com agências Reuters e EFE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *