Por melhorias em rua, morador faz protesto inusitado

Um protesto inusitado chamou a atenção dos moradores de Cotia, cidade da Grande São Paulo. Aparentemente sem roupa, o gerente de farmácia Bruno Rodrigues, 24 anos, posou com um cartaz reivindicando melhorias para a Estrada dos Pereiras, na região de Caucaia do Alto. As postagens, feitas na última quarta-feira, renderam centenas de compartilhamentos.

vcreporterprotesto-pelado-cotiafb-reproducao

 Segundo o morador, que negou estar sem roupa nas fotos, parte da rua apresenta problemas de saneamento básico, como a falta de esgoto canalizado, e falta de pavimentação. “Quando chove a água chega na cintura e as pessoas afundam na lama”, relata.

Em um de seus posts no Facebook, Rodrigues se queixa do descaso da prefeitura com a região. “Paguei meu imposto adiantado e à vista. Alguém pode resolver de fato o problema da Estrada dos Pereiras? Essa imagem representa realmente a situação dos moradores do bairro: estamos perdendo tudo que conquistamos. Não vamos culpar São Pedro, vamos agir para que não entre lama na casa dos moradores. A rua é pública e não é obrigação minha nem de ninguém, apenas da prefeitura”, escreveu.

Os vizinhos estão fazendo buracos nas paredes para tirar a água de dentro de casa

​Bruno conta que comprou o terreno em que construiu sua casa há quatro anos. Na época, a área em frente à sua casa tinha apenas árvores. “Agora o loteamento está em fase de terraplanagem. O terreno fica numa área mais alta que as outras casas e quando chove a terra desce, e acaba invadindo as residências vizinhas”, explica o morador.

A obra em questão é de responsabilidade da construtora Central Park. No local está sendo construído o residencial Jardim Vitória. Procurada pelo Terra, empresa não se manifestou, até as 21h desta sexta-feira, com relação às queixas do morador.

Além das fotos de seu protesto, Bruno postou fotos de uma casa próxima à sua, que foi tomada pela lama no dia 26 de dezembro. “Os vizinhos estão fazendo buracos nas paredes para tirar a água de dentro de casa”, conta.

Em nota, a prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, afirmou que o problema na Estrada dos Pereiras é de drenagem. “Portanto, inicialmente será realizado esse serviço (drenagem) e em seguida a pavimentação”. A secretaria ressaltou ainda que as melhorias serão iniciadas nas próximas semanas.

A administração municipal não informou, no entanto, se a obra da construtora está em situação irregular, nem se posicionou quanto à falta de saneamento básico na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *