Collor denuncia falta de estrutura de atendimento à mulher

miniaturaEm pronunciamento alusivo ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Senador Fernando Collor (PTB-AL) denunciou, nesta terça-feira, na tribuna do Senado, a falta de estrutura de atendimento à mulher vítima da violência, em Alagoas. Ele destacou que, apesar de figurar como o segundo estado da Federação com maior índice de violência contra as mulheres (Mapa da Violência 2013), Alagoas conta com apenas três delegacias especializadas nesse tipo de crime (duas em Maceió e uma em Arapiraca), o menor número do Nordeste e um dos menores do país.

E lembrou que, mesmo com essa precária situação, a 2ª Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher – instalada no bairro do Salvador Lyra, para atender à população da parte alta da cidade – foi interditada pela Defesa Civil Municipal, em janeiro último, por falta de condições estruturais de funcionamento e riscos de desabamento do prédio. Collor citou, também, estudo da Universidade Federal de Alagoas, que demonstra a insuficiência da rede de atendimento à mulher vítima da violência, principalmente pela falta de estrutura física, material e de pessoal.

Ao saudar as mulheres pelo seu dia, o senador alagoano destacou a importância da data comemorativa, não só para celebrar conquistas, mas também para a reflexão e debate sobre as políticas públicas voltadas para a mulher brasileira. Ele observou que a instituição da data vem sendo acompanhada, no mundo em geral, e no Brasil especialmente, de uma série de campanhas de esclarecimentos e de iniciativas em defesa da mulher.

No entanto, destacou como ‘preocupante’ a atual política de combate à violência contra a mulher em Alagoas, refletida na saúde, na educação, na assistência social e, principalmente, na segurança. E atribuiu essa situação “à contumaz letargia e à perniciosa omissão do governo estadual”.

Citando os dados do Mapa da Violência de 2013, produzido pelo Instituto Sangari, juntamente com o Ministério da Justiça, ele lamentou o elevado número de vítimas de homicídio no estado – 8,3 para cada 100 mil mulheres – e disse que, em Maceió, o número de agressão às mulheres cresceu. “Somente em janeiro deste ano foram registradas 274 ocorrências, segundo dados da Secretaria da Defesa Social”, disse o Senador. “No ano passado, 133 mulheres morreram em Alagoas, vítimas da violência”, complementou.

Com informações da GazetaWeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *