Areias de Maceió ganharão limpeza mecânica pela Viva Ambiental

Areias totalmente limpas e higienizadas, sem vestígio de pontas de cigarro, tampinhas ou possíveis objetos cortantes: a partir da última sexta-feira, Maceió passou a ser a primeira cidade do Brasil a contar com o reforço mecânico para o trabalho de limpeza de suas praias.

Trazida pela Viva Ambiental, empresa do grupo Estre Ambiental, com supervisão da Slum, a máquina alemã Beach Tech 2000, uma das mais modernas do mundo para esta finalidade, utilizada em mais de 40 praias da Europa, percorrerá diariamente toda a faixa de areia das praias do Pontal a Cruz das Almas.

Com capacidade para penetrar até 25 centímetros no solo, o equipamento vai complementar o serviço manual de coleta de lixo, sendo capaz de retirar com mais eficiência até mesmo pequenos resíduos como pontas de cigarro, tampinhas, conchas e papéis, além do sargaço.

Composta de uma escavadeira, esteira, peneira e produtos higienizantes, a máquina revolverá diariamente toda a areia da orla. “Além da retirada dos resíduos, outra grande vantagem é a oxigenação da areia, trabalho importante para eliminar fungos e bactérias”, afirma Irandi Nunes, gerente geral da Viva Ambiental. “Esta é uma inovação que, além de reduzir o tempo gasto na limpeza, permitirá um resultado muito superior ao obtido por meio da coleta manual”, explica.

 

 

 

 

 

 

 

Por: Aline Angeli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *