Governador inaugura mais 99 leitos no HGE

imagem.kmf

O governador Teotonio Vilela Filho inaugurou nesta quinta-feira (19), no Hospital Geral do Estado Osvaldo Brandão Vilela (HGE), a Unidade Hospitalar Especializada Irmã Dulce, uma nova ala com 99 novos leitos, onde passarão a funcionar o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), a pediatria e a UTI Pediátrica.

Teotonio falou de seu compromisso com a saúde pública. “Nenhum governador esteve tanto em unidades hospitalares como eu no HGE. Em novembro, nos reunimos com os gestores de saúde municipais para que, em uma ação articulada em todo o Estado, o sistema de saúde tenha condições de melhor atender a população. Estamos fortalecendo a parceria com o Governo Federal e com os municípios, entre eles a capital, para que possamos avançar cada vez mais com um atendimento digno e de qualidade”, afirmou.

O governador falou também das ações pela ampliação e melhoria dos serviços hospitalares no Estado. “Em cada lugar desse Estado, a presença do Governo na área da Saúde é constante. Inauguramos o Hospital de Santana do Ipanema, que estava fechado e hoje é modelo de gestão no Estado, atendendo a região do Sertão, ampliamos também a Unidade de Emergência do Agreste e ampliamos o número de leitos e levamos equipamentos para a Santa Casa de São Miguel dos Campos”, explicou.

Teotonio também destacou o apoio do Governo ao atendimento de atenção e aos pacientes do SUS. “Priorizamos a atenção básica e os pacientes dos SUS. O nosso governo é o primeiro que apoia financeiramente o Programa de Saúde na Família (PSF), enviando mensalmente recursos para os municípios, além dos R$ 60 milhões investidos unicamente em unidades hospitalares”, frisou.

O governador explicou que o fortalecimento da parceria com os municípios e os investimentos em unidades de saúde vai otimizar o sistema como um todo, diminuindo também a procura pelo HGE.

Demandas

A inauguração da nova ala que vai receber os casos de pediatria e queimados vai esvaziar as outras alas do Hospital, aumentando a oferta de atendimento e leitos para traumas e problemas vasculares, áreas da medicina identificada como as de maiores demandas. “Da mesma forma, com a transferência de atendimentos, podemos atender melhor aos casos de que a população mais necessita, com mais leitos à disposição, e diminuímos as esperas em corredores do HGE, uma situação que me preocupa muito”, afirmou.

O governador também reconheceu a importância do trabalho e agradeceu a dedicação dos servidores da Saúde. “Com essa nova unidade, podemos ver a ação concreta de investimos, mas uma ação muito mais importante e que não podemos ver, que não aparece, é o respeito às pessoas, uma mão estendida para diminuir o sofrimento das pessoas. O trabalho de milhares de servidores que cuidam diariamente da população, e aos quais agradeço a dedicação e a seriedade com que trabalham”, finalizou.

Por Neno Canuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *