Carne consumida pela população de Arapiraca é fora dos padrões de higiene

Por Roberto Gonçalves

A apreensão pela Vigilância Sanitária de 856 quilos de carne bovina impropria para o consumo na última sexta-feira, 13, no Mercado Público de Arapiraca, leva a uma reflexão da irresponsabilidade da Prefeitura de Arapiraca e das Secretarias Municipais de Agricultura e Saúde com a saúde pública. O caso veio à tona após um telefonema de uma senhora para o programa Show de Noticias apresentado pelo comunicador Ives Cavalcante na 96 FM de que algumas tarimbas do Mercado Público estavam comercializando carne bovina impropriaria para o consumo e já apresentando forte odor de putrefação.

Exibindo Carne imp.jpg

A partir da denuncia, o setor de Vigilância Sanitária entrou em ação e ocorreu o procedimento de recolhimento do produto que foi levado para incineração no aterro sanitário. Segundo o veterinário da Vigilância Sanitária Municipal, José Barros, o procedimento rotineiro é fazer a inspeção na carne antes de ser distribuída aos marchantes. ” O caminhão com quase 1 tonelada de carne estava no estacionamento do mercado público. Ao analisarmos o produto verificamos que a carne já apresentava coloração azulada e odor, imprópria para consumo”, explicou José Barros. .

Segundo denúncias das pessoas que trabalham no Mercado Público a carne estava estocada no caminhão sem refrigeração há quase dois dias, o que agravou ainda mais o processo de decomposição. O correto seria após o transporte do produto entre o Matadouro Público e o Mercado a carne ser armazenada nas câmaras frigorificas e ser mantida em uma temperatura de 9 a 10 graus para manter a conservação e as propriedades naturais do alimento.

De acordo com informações colhidas pelo blog com um funcionário do Matadouro Público que por questão de ética vamos preservar o seu nome, as condições de higiene no local são precárias e fora de todos os padrões de higiene. Cinco caminhões baú sem refrigeração locados pela Prefeitura fazem o transporte entre o local da matança e o Mercado Público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *