Bill Clinton chega ao Brasil para fórum sobre desenvolvimento

Líderes globais e regionais se reúnem a partir deste domingo até terça-feira no Rio no primeiro encontro da Clinton Global Initiative (CGI) na América Latina. A iniciativa é da Fundação Clinton, que desde 2005 promove reuniões em busca de soluções para as grandes questões da atualidade. Criada em 2002, a fundação é uma ONG que busca capacitar governos, organizações e indivíduos a lidar com a crescente desigualdade e melhorar a vida das pessoas. A única edição da CGI fora dos EUA até agora tinha sido em Hong Kong, em 2008.

O ex-presidente Bill Clinton já chegou ao Brasil e aproveitou para visitar o Pelourinho, em Salvador. Ele deu uma palestra em uma universidade da capital baiana e embarca para o Rio neste domingo.

O ex-presidente americano Bill Clinton passeia pelo Pelourinho após dar palestra em universidade em Salvador Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo

— A América Latina tem registrado forte crescimento econômico e grande progresso. Além disso, há ampla presença de pessoas com grande capacidade e firme liderança. Queremos mostrar ao mundo as boas coisas que estão acontecendo por aqui — afirma a diretora da CGI International, Lisa Rickert.

O programa do encontro na América Latina, que ocorre no Hotel Copacabana Palace, vai girar em torno de três temas principais: desenvolvimento da capacidade humana, planejamento do crescimento verde e mobilização do potencial de tecnologia e inovação. Questões como o desenvolvimento de oportunidades para o crescimento, revitalização das cidades, melhoria da educação por meio de inovação tecnológica e promoção de crescimento sustentável estão no foco das discussões.

Objetivo é transformar ideias em ações efetivas

Mais do que o debate, a Clinton Global Iniciative (CGI) busca o que chama de “compromisso para ações”, ou seja, o estabelecimento de objetivos com cronograma de ações e métodos para mensurar o que está sendo feito.

— Trata-se de transformar ideias em ações. Não falamos sobre os problemas, mas definimos como lidar com eles. Estabelecemos compromissos que podem ser medidos e acompanhamos sua evolução, observando o que está funcionando e o que não está — explica Lisa Rickert, diretora da CGI International.

Isso significa que o trabalho ocorre antes, durante e após os encontros. Depois do processo de definição dos compromissos, esses são colocados no site da CGI e periodicamente há avaliações sobre o andamento dos projetos.

Desde a criação da CGI já foram estabelecidos cerca de 2.500 compromissos, dos quais 616 afetam diretamente a América Latina. Desses, cerca de 250 foram planejados especificamente para melhorar a vida na região, como aumento de programas de educação à primeira infância e de redução de impacto de desastres naturais. Se implementados, esses projetos têm valor estimado em US$ 4,6 bilhões. A ideia agora é ampliar o compromisso na América Latina

Na lista de participantes, além do ex-presidente americano Bill Clinton, estão líderes como o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, a prefeita de Lima, Susana Villarán de la Puente, o presidente da Andrade Gutierrez, Otavio Marques de Azevedo, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno.

Por: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *