Ataque a tiros deixa ao menos nove mortos em escola no Canadá, diz polícia
Nove pessoas morreram nessa terça-feira, em uma área remota do oeste do Canadá, incluindo sete que foram baleadas em uma escola de ensino médio, e outras duas encontradas mortas em uma residência, informou a polícia federal.
As autoridades relataram que cerca de 25 pessoas tiveram ferimentos leves. A Polícia Montada Real Canadense disse que o incidente envolveu um “atirador ativo na Escola de Ensino Médio Tumbler Ridge”, na Colúmbia Britânica, e que “um indivíduo que se acredita ser o atirador também foi encontrado morto, com o que parece ser um ferimento autoinfligido”.
O superintendente Ken Floyd, da Polícia Montada, confirmou que o atirador era o mesmo suspeito descrito em um alerta policial à comunidade mais cedo, naquele dia. O alerta policial descrevia uma suspeita como “mulher de vestido e cabelo castanho”. As autoridades acreditam que o tiroteio na escola e na residência estejam conectados, mas ainda investiga as causas.
O tiroteio ocorreu em Tumbler Ridge, uma cidade de cerca de 2.400 habitantes no leste da Colúmbia Britânica, próxima à fronteira com Alberta. A cidade é conhecida por seu turismo ao ar livre, incluindo extensas cadeias montanhosas e um parque geológico reconhecido pela Unesco. A maior parte da província é policiada por oficiais federais porque cidades rurais, como Tumbler Ridge, não são populosas o suficiente para ter suas próprias forças policiais municipais.
Em uma postagem nas redes sociais, o primeiro-ministro, Mark Carney, condenou os tiroteios como “atos horríveis de violência” e disse que havia procurado o ministro da Segurança Pública, que está coordenando a resposta federal. “Junto-me aos canadenses no luto com aqueles cujas vidas foram mudadas irreversivelmente hoje”, disse Carney, em gratidão pela coragem e altruísmo dos primeiros socorristas que arriscaram suas vidas para proteger seus concidadãos”.



