Com título de Verstappen, Suzuka vira maior palco de decisões na F1

A conquista do bicampeonato do holandês Max Verstappen neste domingo encerrou um longo jejum de 11 anos de Suzuka. O tradicional circuito japonês não era palco de uma decisão de título na Fórmula 1 desde 2011, quando o alemão Sebastian Vettel, por coincidência, também conquistou seu segundo título da categoria, também ao volante de um carro da Red Bull. De quebra, ainda colocou Suzuka no topo da lista dos circuitos que mais receberam decisões de títulos na história da categoria com 12, superando o tradicional Autódromo Nazionale Monza, sede do GP da Itália, que foi palco de 11 finais entre os anos 1950 e 1970.
Suzuka entrou no calendário 37 anos depois de Monza, em 1987, como sede do GP do Japão. E logo em seu primeiro ano já foi palco de sua primeira decisão de título, quando Nelson Piquet levou o tri após o forte acidente do companheiro de Williams Nigel Mansell na classificação da sexta-feira. Depois, Ayrton Senna (três vezes), Alain Prost, Damon Hill, Mika Hakkinen (duas vezes), Michael Schumacher e Sebastian Vettel se sagraram campeões no circuito de propriedade da Honda.
Com o aumento do calendário e a expansão para outros continentes, Monza acabou ficando cada vez mais distante das fases finais do campeonato da Fórmula 1. Por isso, as decisões que tiveram o circuito italiano como palco ficaram relegadas aos anos 1950, 1960 e 1970. Tudo começou ainda na temporada inaugural da categoria, com Giuseppe Farina. Depois vieram Juan Manuel Fangio, Phil Hill, Jim Clark, Jack Brabham, Jackie Stewart (duas vezes), Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, Mario Andretti e, por fim, Jody Scheckter. Sede do GP da Itália, uma das corridas mais tradicionais da F1, Monza segue no calendário, mas agora encerra costumeiramente a temporada europeia da categoria.
Com isso, outros circuitos ganharam a chance de serem palco de decisões de títulos. Interlagos, por exemplo, que sempre esteve no início do campeonato, passou para a fase final e recebeu seis finais. Outra pista que também tem recebido provas com disputas por campeonatos é o Circuito da Yas Marina, em Abu Dhabi, que encerra o campeonato há algumas temporadas. A pista nos Emirados Árabes Unidos já coroou quatro campeões, inclusive no ano passado, em 2021.


