Tabacaria recebe primeiras casas e autoridades anunciam dias melhores para quilombolas

Prefeito Júlio Cezar participou do evento e fez entrega de chaves à moradora da comunidade



O prefeito Júlio Cezar participou hoje (13) da entrega dos primeiros imóveis às famílias que viviam em casas de lona, na comunidade quilombola de Tabacaria. O deputado federal Paulo Fernandes, o Paulão (PT), representantes das secretarias estaduais de Agricultura, de Trabalho, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Caixa Econômica Federal, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Defesa Civil, lideranças comunitárias e vereadores de Palmeira dos Índios estiveram presentes à solenidade.

Foram entregues sete casas e outras 43 devem ficar prontas em breve. “Algumas pessoas moravam nestas casas de lonas há 14 anos. Além de casas, também queremos que essas pessoas tenham uma geração de renda, a partir de hortas comunitárias. O prefeito é nosso parceiro e vamos trabalhar juntos pela agricultura familiar”, disse o secretário de Agricultura Álvaro Vasconcelos.

O prefeito Júlio Cezar disse que vai doar equipamentos para a perfuração de poços artesianos no local. Ele também pediu ao deputado Paulão que trabalhe pro Palmeira e doe um trator para que na época de chuvas possa ser feito um trabalho de retirada de barro das estradas que dão acesso à Tabacaria. Paulão prontamente atendeu ao pedido. “É um motivo de muita honra e orgulho estar aqui, participando da entrega destas primeiras casas. Temos 69 comunidades quilombolas em todo o Sertão, com situação mais complicada do que nas comunidades indígenas. Nós precisamos ter uma visão mais ampla das coisas. Palmeira era a terceira cidade do estado, e hoje é a quarta. Precisamos encontrar a vocação de Palmeira e uma delas está no turismo. A vereadora Sheila, que tanto lutou por estas casas, também fez um projeto para a reformar a Casa Museu Graciliano Ramos e esse dinheiro se perdeu na gestão passada. Graciliano Ramos é conhecido no mundo inteiro e a Casa Museu é uma fonte imensa de Turismo. Graciliano foi o único prefeito a prestar contas em praça pública e seu nome precisa ser mais valorizado. O Hospital precisa voltar a ser referência. Esta experiência da Tabacaria é incrível, mas ela precisa ser completa: com água, energia elétrica e produção de horta comunitária  a partir da agricultura familiar, além de creche escolar. Para isso temos que ter recursos e faremos parcerias para isso”, garantiu Paulão.

O prefeito Júlio também sinalizou ações para a Tabacaria. Além dos equipamentos para perfuração de poços, ele disse que está à disposição para trabalhar juntos em todas as questões pontuadas pelo deputado Paulão. “Peço aqui à Secretaria de Trabalho que capacite e qualifique os moradores da Tabacaria, para que eles tenham possibilidade de ter um emprego. Sei que a partir de uma provocação da vereadora Sheila, que conhece de perto as dificuldades comunidade, tudo isso está acontecendo, e peço que ela seja interlocutora entre a prefeitura e o deputado Paulão. A casa é o nosso sonho. Sonhamos em ter casa, carro e emprego. Um sonho comum do ser humano. As políticas públicas pareciam não subir esta serra por causa de um atraso de vinte anos. Mas hoje já estamos vendo a atenção sendo dada à Tabacaria e a realidade dessas pessoas precisa ser mudada. Independente de diferenças políticas, estamos fazendo parcerias para que possamos fazer com que a água chegue às casas e uma estrutura de creche, com café da manhã, almoço e jantar para as crianças. Esses meninos não podem se perder. Se a gente quer mudar a realidade da Tabacaria é com o estudo. Porque foi com o estudo que consegui chegar até aqui”, completou o prefeito.

Júlio Cezar entregou as chaves da nova casa à dona Cícera Maria da Conceição, de 52 anos, que há 14 anos morava na casa de lona da Tabacaria com o marido, uma filha e três netos.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Estadão Alagoas 2016 | Todos os Direitos reservado - Desenvolvido por Interactive Monkey