Stuckert registra cultura dos Xucurus

1

O fotógrafo Ricardo Stuckert, internacionalmente conhecido, realizou um ensaio com os índios Xucuru Kariri na aldeia Mata da Cafurna em Palmeira dos Índios, na última quinta-feira (20).

As imagens feitas por Stuckert com as famílias de Tanawy e Lenoir Tibiriçá, pai e filho, farão parte do projeto “ÍNDIOS BRASILEIROS”.

O livro deve ser lançado pelo fotógrafo em abril de 2017 em Brasília. Tanawy Kariri participará do lançamento na capital brasileira, assim como da apresentação na Europa a convite do renomado profissional.

“Posso dizer que ele é magnífico! As fotos ficaram uma verdadeira obra de arte, e o livro vai ficar maravilhoso”, disse Tanawy.

O volume tem como proposta mostrar como convive nos dias atuais a população indígena do país,  e contará com 10 etnias de índios brasileiros.

Crédito: Adelson Lopes
Crédito: Adelson Lopes

Ricardo Stuckert é braziliense e tem 28 anos de profissão. Foi fotógrafo oficial da Presidência da República entre 2003 e 2011. Também trabalhou no jornal O GLOBO e nas revistas CARAS, ISTOE e VEJA.

Em 1997, recebeu o prêmio Abril de fotojornalismo pela reportagem publicada na VEJA AMAZÔNIA sobre os índios da Amazônia. Stuckert foi um dos premiados no Oman 1st Internacional Photography Circuit, concurso de fotografia que reuniu participantes de 45 países; ele concorreu com uma imagem de um índio Kaiapó no rio Xingu e recebeu medalha de ouro na categoria Muscat – Pessoas; imagem foi feita durante viagem à aldeia Kaiapó no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso; fotografia premiada competiu com 1885 imagens e integra o livro que será lançado pelo fotógrafo em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *