Palmeira, Cajueiro, Cacimbinhas, Maribondo, Capela, Anadia, Maragogi e Estrela



Palmeira

Vereador Júlio César (PSDB) que no ano passado teve o privilégio de disputar o governo do estado pela sigla de seu partido com o aval do então comandante do Executivo, Téo Vilela, está se sentido um pouco fora do ninho tucano, com relação à eleição que se aproxima. É que na sexta-feira, a Dra. Verônica Medeiros ( ex-vice  da gestão passada do atual prefeito James Ribeiro) se filiou ao PSDB. Provavelmente um indicativo de que James  irá  lhe apoiar em 2016.

Cajueiro- eleição

Ex-prefeito Palmeri planeja se unir na formação de uma chapa majoritária com Zé Carlos do PT, seu grande opositor nas últimas eleições. O objetivo é derrotar Lucila Toledo que já se articula ir para a reeleição em 2016. Aos amigos, Palmeri que também já foi presidente da AMA, há pouco tempo, tem afirmado que o grupo de Fernando Toledo não foi receptivo com sua pessoa,  depois que apoiou a atual prefeita na eleição passada.

Cajueiro –  bronca

Por falar em Cajueiro, nesta quarta-feira, pela manhã parte dos servidores da Saúde, fez protesto em frente à Prefeitura. Eles cobram a reposição salarial, sobretudo com algumas vantagens que foram retiradas de seus contracheques no ano passado, com a promessa de que a situação seria contornada num breve período. O que não aconteceu até agora.

Cacimbinhas

Hugo Wanderley (PMDB) vereador por Cacimbinhas e atual presidente do UVEAL por vários mandatos seguidos, diz que é candidato a prefeito em sua terra natal. Entra no páreo com o apoio do tio, Roberto Walderley, atual comandante municipal. Seus adversários têm afirmado que o fraco desempenho do tio à frente da Prefeitura, vai contribuir muito para que haja uma rejeição nas urnas por parte do eleitor, quanto à permanência do grupo familiar monopolizando a politica local.

Maribondo

Nas redes sociais funcionários públicos do município estão fazendo convocação em peso, para um grande manifesto popular entre a categoria, a ser realizado na próxima segunda-feira, 24. Na pauta: salários atrasados e sem perspectivas de melhoras no serviço administrativo.

Capela

Nos bastidores comenta-se que os ferrenhos adversários políticos; João de Paula e Antônio Melo (Totinha) estão se unindo, a fim de derrubar nas urnas, a reeleição de Eustaquinho Moreira em 2016. A atual vice-prefeita, Verônica Melo é irmã  de Totinha, ex-prefeito; ele que na eleição passada se engajou pela vitória de Eustaquinho. João de Paula já foi prefeito em Capela, durante três mandatos, um recorde local.

Anadia

Em Anadia, o empresário Gabriel Jatobá que na eleição passada chegou a disputar a Prefeitura, quando ficou em terceiro lugar, estava até há pouco tempo se articulando, a fim de entrar no batente mais uma vez com a etiqueta do PMDB, partido que ele até então comandava no município. É que na gíria política, Gabriel levou uma rasteira do senador Renan Calheiros eterno donatário do PMDB em Alagoas. Renan pegou a sigla partidária e entregou  ao atual prefeito, Paulo Dâmaso.

Maragogi  

Marcos Madeira disse que está firme e forte para retornar no calor do eleitor, a comandar a Prefeitura. Vai disputar um terceiro mandato no ano que vem provavelmente vestido com a camisa do PMDB, já que recebeu um convite tentador oriundo de Renan Calheiros, a fim de ser seu novo correligionário. Madeira está  no PSD de João Lyra, partido que chegou em Alagoas há quatro anos, por uma articulação do então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O partido hoje vem aos poucos agonizando em meio ao tempo, sobretudo sem representação de peso no país. No PSD o que se tem visto é uma evasão de seus filiados, a exemplo de Marcos Madeira, justamente por não ter uma identificação coesa no cenário nacional.

Manifesto

Cristiano Beltrão prefeito que comanda o município sergipano de Ilhas das Flores esteve segunda-feira na sede da AMA, durante reunião com prefeitos do nosso estado, cujo assunto tratado no encontro, foi à busca de um modelo de manifesto, para sensibilizar os munícipes sobre o atual quadro de crise que as Prefeituras estão enfrentando. Cristiano Beltrão ainda é parente do presidente da AMA, Marcelo Beltrão. Em Sergipe ele integra a direção da Fames- Federação dos Municípios do Estado de Sergipe.  Sobre a reunião, nada ficou definido, e sim, para outra oportunidade.

Buraco

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão afirma que a crise nas Prefeituras vem se agigantando ao longo dos últimos seis anos. Houve, segundo ele, durante esse período um desfalque de cerca de 130 bilhões, valores que não foram repassados pelo governo federal, para os cofres dos municípios, conformes dados apurados pela Confederação Nacional dos Municípios- CNM.  “A esperança que nos resta agora, é o Pacto Federativo, que tramita no Congresso Nacional, cujo projeto está  focado na valorização da distribuição de renda para os municípios; projeto esse que  deve entrar em votação ainda este ano”, disse Marcelo.

Estrela de Alagoas / Palmeira

A ex-prefeita de Estrela, Ângela Garrote (PP),  que praticamente esgotou seus bolsos no ano passado, em meio à disputa eleitoral, a fim de alcançar uma vaga na Assembleia Legislativa (o que não foi possível) está disposta agora a se ancorar com sua base eleitoral em Palmeira dos Índios para concorrer a Prefeitura. Acredita seus assessores, que esse é um projeto ousado, e que tudo nasceu porque em 2014 para deputada, Ângela saiu de Palmeira com  3.914 votos, perdendo somente para o eleito Val Gaia, que como filho da casa, obteve 6.528 votos.

Estrela de Alagoas – duelo   

O fato que levou Ângela Garrote a demonstrar interesse em disputar a Prefeitura de seu vizinho município, Palmeira, é a questão do filho, Arlindo que vai para a reeleição em Estrela de Alagoas. Porém, o garoto Arlindo que também é presidente do Cigip, Consórcio Intermunicipal de Gestão da Iluminação Pública, tem uma parada dura para  enfrentar lá. Trata-se de Geralda Ferro, a oposicionista que agora se filiou ao PMDB por meio de um convite do senador Renan Calheiros.  Na eleição passada  Geralda perdera por pouco mais de 200 votos.

 

 




Estadão Alagoas 2016 | Todos os Direitos reservado - Desenvolvido por Interactive Monkey