Maior açude de AL gera desemprego por falta d’água

Açude perdeu 70% de seu potencial e cem famílias sofrem a triste situação



 

As chuvas que têm caindo nesses últimos anos no Agreste alagoano, não vêm dando vencimento quanto ao abastecimento do açude do Denoc, no município de Jaramataia;  tido como o maior do gênero em Alagoas, entre os 22 construídos pelo governo federal. O prefeito Ricardo Paranhos argumenta que o  reservatório construído há mais 50 anos, com capacidade para armazenar cerca de 20 milhões de metros cúbicos de água,  está hoje com apenas  30% de seu potencial normal. Lamenta o prefeito, que o fenômeno da falta de água atingiu diretamente a dezenas de pescadores da região, que tinham o peixe como único meio de sobrevivência econômica.

“Essa triste situação contribuiu  nesses últimos anos, para o fracasso total de um projeto desenvolvido para a Colônia de Pescadores, quanto a produção em grande escala de peixe e camarão em cativeiro. O quadro atual desestabilizou cerca de 100 famílias que praticamente viviam da pesca”, comentou o prefeito Ricardo Paranhos. Relatou que os pescadores estão sobrevivendo do seguro-desemprego; mas só  que esse é um plano,  que só dura por quatro meses, explicou o prefeito. Paranhos salientou ainda, que a Prefeitura está construindo casas  em parceria com o governo federal, a fim de serem doadas para os pescadores, como forma de amenizar a situação de muitos que vivem pagando aluguel.

E como se não bastasse, a obra do açude alavancada pelo governo federal como alternativa de garantir água no período da estiagem precisa urgentemente de um trabalho de recuperação. Porém, o prefeito Ricardo Paranhos garantiu que todas as medidas já estão sendo tomadas pela Prefeitura junto com o Denoc, a fim de que no mais breve possível, máquinas e caminhões estarão em ação, recolhendo todos os entulhos formados dentro e em seu entorno. Depois, implora  o prefeito; é só esperar pela boa vontade divina, para mandar água em abundância!

 




Estadão Alagoas 2016 | Todos os Direitos reservado - Desenvolvido por Interactive Monkey