porno sex sifresiz mac izle online film seyret r57 c99 shell


Lavadeiras do rio São Francisco farão apresentação na Festa de Bom Jesus

Grupo foi criado em Pão de Açúcar para resgatar extinta tradição ribeirinha



O Grupo Cultural Lavadeiras do rio São Francisco fará mais uma aparição pública na cidade de Pão de Açúcar. Desta feita o grupo fará uma apresentação durante a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, evento que acontecerá no período de 08 a 12 de janeiro de 2014.

O grupo faz parte do Microprojeto Resgate das Cantigas de Lavadeiras do Rio São Francisco no município de Pão de Açúcar, estado de Alagoas, patrocinado pela FUNARTE e Ministério da Cultura, com o apoio do Programa Mais Cultura e Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

Foi criado com objetivo de resgatar através da produção audiovisual de um documentário e da montagem de um grupo musical, composto por mulheres lavadeiras de roupas e outras pessoas da comunidade, as cantigas e depoimentos de lavadeiras que fazem parte do folclore ribeirinho do município de Pão de Açúcar. Outro objetivo deste microprojeto cultural é criar oportunidade de geração de renda para os componentes do grupo.

Depois do minucioso trabalho de pesquisa feita pelo autor do microprojeto, o escritor Helio Silva Fialho, o grupo foi montado e vem fazendo apresentações em escolas, comunidades rurais ribeirinhas e praças públicas, principalmente durante eventos culturais e datas comemorativas. Uma produção audiovisual está sendo distribuída em órgãos e entidades que apóiam as manifestações culturais.

A criação deste microprojeto tem, ainda, como objetivo mostrar para as novas gerações uma manifestação cultural que foi extinta em consequência do surgimento de novas tecnologias, principalmente a chegada do sistema de água encanada nas cidades banhadas pelo rio São Francisco, o advento da máquina de lavar e a construção de barragens ao longo do rio, sendo a Barragem de Xingó a mais nociva para a cultura ribeirinha do Baixo São Francisco.

A data e hora da apresentação do Grupo de Lavadeiras do Rio São Francisco será divulgada previamente pela Secretaria Municipal de Cultura de Pão de Açúcar nas emissoras de rádio de Pão de Açúcar e em carro de som.

 

Por Hélio Fialho

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Estadão Alagoas 2016 | Todos os Direitos reservado - Desenvolvido por Interactive Monkey