Inscrições para seleção de professores em escolas indígenas se encerram nesta quarta

A Secretaria de Estada da Educação (Seduc) encerra nesta quarta-feira (19) o prazo de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores temporários para as escolas indígenas da rede pública estadual. As inscrições acontecem on-line pelo link (http://migre.me/wppSy), disponível na Seduc.

No total, são disponibilizadas 241 vagas para 17 unidades escolares pertencentes às comunidades indígenas de Alagoas. As vagas ofertadas contemplam as disciplinas de Português, Inglês, História, Arte, Química, além de professor auxiliar de sala de aula e dos anos iniciais.

A seleção será realizada em uma única etapa, a de análise de títulos e experiência profissional, sendo a mesma de caráter eliminatório e classificatório. Estão aptos a se inscreverem brasileiros ou legalizados brasileiros, com no mínimo 18 anos de idade e com a escolaridade mínima exigida para o cargo inscrito. Também é necessário ter anuência da comunidade indígena localizada, assinada por pelo menos oito membros, entre outras determinações.

Conquista

Para Purinã Celestino, uma das lideranças do Povo Xucuru-Kariris, de Palmeira dos Índios, este processo exclusivo representa uma conquista e vai beneficiar mais de 1.500 crianças e adolescentes das cinco aldeias: Mata da Cafuna, Fazenda Canto, Coité, Serra do Amaro e a Serra do Capela.

“Lutamos para que este processo se concretizasse. Pedimos para que ele fosse específico porque temos nossas particularidades e necessitamos repassar a nossa cultura em sala de aula. O futuro do Brasil e do Estado de Alagoas será construído pelas nossas crianças e, por isso, temos que dar o melhor para elas”, destaca Purinã.

​​O líder ainda justifica a necessidade da carta de anuência para os candidatos. “A questão da carta de anuência é muito importante, pois só será dada de acordo com o entendimento das lideranças. Nas nossas escolas, temos professores indígenas e não indígenas, mas levamos em consideração o tempo que os professores não indígenas vinham dando aulas e, por isso, não seria justo excluí-los, pois eles têm convívio e conhecem as nossas crianças”, justifica.

 

Cronograma

Após o fim das inscrições, tem início a fase da entrega de títulos, documentos pessoais, carta de anuência e comprovante de experiência, que ocorre de 2 e 5 de maio. O resultado preliminar sai até o dia 15 de maio, com recursos podendo ser interpostos entre 16 e 17 do mesmo mês. A previsão é que o resultado final seja divulgado até o dia 1º de junho.

O candidato aprovado deverá atuar exclusivamente nas unidades de ensino da rede estadual. Ele poderá ser contratado por um período de até 24 meses, com base na Lei Estadual nº 6.018/98, a contar da data que assumir o cargo.

 

Agência Alagoas

 

 

 

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