Eventos agropecuários marcam retomada do desenvolvimento da Bacia Leiteira

cats

Dois eventos agropecuários programados para o mês de setembro vão servir como marco inicial do processo de resgate econômico da Bacia Leiteira alagoana. A 8ª Festa do Leite de Major Izidoro e a Expo Bacia Leiteira, em Batalha, acontecem, respectivamente, de 17 a 20 de setembro e de 23 a 26 de setembro, e são voltados para produtores, criadores e empresários da indústria de laticínios, bem como para admiradores de animais de grande porte.

O lançamento oficial dos dois eventos foi realizado nesta terça-feira (4), no parque da Associação dos Produtores de Leite de Major Izidoro (Asplemi) e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, da prefeita de Major, Santana Mariano, do vice-prefeito de Batalha, Mário César, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, vereadores, secretário municipais e dirigentes de associações rurais, empresários e parceiros como Sebrae, Cooperativa de Produtores de Leite de Alagoas (CPLA), Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), entre outras.

De acordo com o secretário de Agricultura de Major Izidoro, Sandriânio Ferreira, a realização da Festa do Leite deste ano foi possível graças às parcerias firmadas por iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura.

Temos hoje o maior rebanho de gado leiteiro de Alagoas com 18 mil animais. Temos 902 propriedades que desenvolvem essa atividade, além de 32 empresas de laticínios ativas processando mais de 100 mil litros de leite por dia. Tudo isso justifica a reativação da Festa do Leite”, disse Ferreira.

O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, lembrou os esforços do Governo na reativação da Bacia Leiteira de Alagoas, com a valorização do produtor e o incentivo à instalação de indústrias na região.

“O Governo tem como grande parceiro o deputado federal Givaldo Carimbão, que destinou R$ 14 milhões em emendas para reativação da unidade de processamento da CPLA em Batalha. Com essa unidade, vamos impedir que indústrias de outros estados venham buscar o leite em Alagoas, pressionando o produtor e pagando o preço que quiserem pagar”, resaltou.

“Temos trazido para a região o programa de transplante de embriões, que já começa a mostrar resultados com o aumento da produção e melhoria na qualidade do leite. Esse esforço se deve à preocupação do governador Renan Filho com o produtor de leite da Bacia Leiteira. Fora de Alagoas, o gado que é originário de Major Izidoro e Batalha tem mais valor agregado. O objetivo do Governo é valorizar ainda mais nosso rebanho e retomar o desenvolvimento dessa região que já nos enche de orgulho”, disse Álvaro Vasconcelos.

A programação da Festa do Leite de Major Izidoro prevê a realização de torneios leiteiros que oferecem R$ 40 mil em prêmios ao primeiro e segundo lugares nas categorias Agricultura Familiar e Agricultura Convencional. Também está prevista a venda na modalidade “shopping”, onde os interessados apresentam ofertas por escrito para cada animal.  Em Batalha, a Expo Bacia Leiteira vai promover leilões de gado, feira de equipamentos e vestuário, além de exposições de animais de raças variadas.

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *