porno sex sifresiz mac izle online film seyret r57 c99 shell


Estado implanta internet wi-fi em 153 escolas e vai distribuir 5 mil tablets



A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) retomou esta semana a instalação de internet sem fio nas escolas. Ao todo, 153 unidades de 52 municípios já contam com a tecnologia que, até o final do primeiro semestre, estará presente em toda a rede de ensino estadual.

 

O projeto Wi-Fi nas Escolas integra um conjunto de investimentos da Educação em tecnologia e é uma das ações do programa Alagoas Tem Pressa, que estabelece metas e projetos estratégicos para o desenvolvimento do Estado.

 

“O investimento realizado tem como foco uma melhor comunicação entre as instâncias, maior celeridade no desenvolvimento de ações, inclusão digital e diminuição dos processos burocráticos”, resume o diretor de Apoio à Gestão Escolar da SEE, Artur Ferreira.

 

Tablets e matrículas online

 

Para facilitar o trabalho dos professores e proporcionar a melhoria da prática pedagógica e a inclusão digital, a secretaria adquiriu mais de cinco mil tablets, que serão entregues em 199 escolas de Ensino Médio até fevereiro deste ano. Os tablets servirão para pesquisa, preparação de aulas, capacitações, consulta de informações e mais uma série de facilidades.

 

Segundo a secretaria, a aquisição dos tablets também é indispensável para a Gestão de Riscos e Conformidades (GRC), tecnologia implantada em 2013 com o objetivo de realizar levantamentos da situação das escolas em relação a quesitos como infraestrutura, ambientes, práticas pedagógicas, segurança, entre outros.

 

Uma das primeiras ações da SEE para a modernização e otimização da rede estadual foi a matrícula online para os alunos novatos que ingressavam na rede. O sistema, em funcionamento desde 2012, proporciona mais celeridade ao processo de matrícula e assegura aos estudantes igualdade nas condições de acesso às escolas, eliminação de filas e maior praticidade. No ato da matrícula, o pretendente tem a opção de escolher até cinco escolas e, posteriormente, o próprio sistema aloca o candidato em uma das opções apontadas.

 

O procedimento, que inicialmente contemplava apenas a capital, hoje abrange 49 municípios em todo o estado e contabilizou 22.276 inscrições de alunos novatos para o ano letivo 2014. No período entre 20 e 24 de janeiro, os candidatos deverão comparecer à escola para confirmar a matrícula na escola.

 

Outro investimento que a SEE promoveu na modernização do ambiente escolar foi a implantação do Sistema de Gestão Escolar do Estado de Alagoas (Sageal), software desenvolvido pela secretaria em parceria com o Centro de Políticas Públicas de Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed), para otimizar o monitoramento das ações pedagógicas e administrativas realizadas nas escolas. Atualmente, o software está implantado em 91% das escolas da rede pública estadual.

 

Com o sistema, é possível acessar rapidamente informações relativas ao quantitativo de alunos, professores, funcionários, turmas, séries, índice de aprovação, evasão, frequência escolar de estudantes e professores, ações em desenvolvimento, medidas administrativas, entre outros dados. Além disso, o software permite maior agilidade nos processos burocráticos, como emissão de documentos e operações de transferência e movimentação.

 

“Antes do sistema, para conseguir informações acerca de alguma escola, a secretaria precisava recorrer aos dados do Censo Escolar do ano anterior, acionar as coordenadorias e as escolas. Agora, com implantação do Sageal, temos todas as informações online disponíveis a qualquer momento, o que permite maior segurança na comunicação e fidedignidade dos dados recebidos”, comparou Artur.

 

Desde 2012, o órgão busca a diminuição de papel e a organização virtual do acervo da pasta e já digitalizou mais de dois milhões de documentos relativos a escolas extintas, dossiês de alunos e processos financeiros. O projeto de virtualização de documentos deve ser ampliado em 2014 para o setor de Gestão de Pessoas.

 

Outros projetos neste âmbito serão o Diário de Classe Eletrônico, que substitui o diário de classe em papel e o Portal de Pais e Alunos, onde será possível o acompanhamento da situação escolar pelo estudante e pela família. Ambos estão em desenvolvimento e serão incorporados no Sageal.

Fonte: Agência Alagoas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Estadão Alagoas 2016 | Todos os Direitos reservado - Desenvolvido por Interactive Monkey