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Aposentado do Rio descobre que está morto e não consegue sacar o benefício do INSS



Extra

 

Ao tentar sacar sua aposentadoria de R$ 678 no banco, no dia 29 do mês passado, um segurado do INSS descobriu que estava morto. Era o que constava nos registros do instituto, apesar de José Carlos da Costa Manso, de 60 anos, ter boa saúde, praticar exercícios diariamente e ter se aposentado aos 53, após 35 de contribuição. O caso de José Carlos foi revelado na terça-feira, pela Rádio Globo.

— Tomei um susto quando vi que o dinheiro estava bloqueado. Fui, na mesma hora, ao INSS — contou José Carlos.

Na agência de Del Castilho, onde deu entrada no pedido de sua aposentadoria, a surpresa foi grande. Ele soube que teve o benefício suspenso e que havia um registro de morte do titular da aposentadoria feito no dia 22 de julho, em São José dos Campos (SP). O detalhe é que o aposentado mora na Pavuna, no Rio, que fica a cerca de 300 quilômetros de distância da cidade paulista e a, pelo menos, quatro horas de viagem de ônibus.

José Carlos diz que não recebeu nenhum prazo do INSS para a reativação do benefício:

— O gerente da agência de Del Castilho até me atendeu bem, mas não conseguiu resolver o caso, porque não dependia dele. Ele mandou um e-mail para São Paulo e para a gerência no Rio — disse.

Por precaução, seis dias depois, o aposentado foi à 24ª DP (Piedade), onde conseguiu, na mesma hora, um atestado de vida. Passados outros dez dias, ele voltou ao INSS e ficou perplexo ao saber que a situação ainda era a mesma do dia 29:

— É muita humilhação. Por que tanta demora? Eu estou vivo e sem receber um benefício a que tenho direito.

INSS: nome igual causou o problema

Procurado, o INSS informou que, por uma falha, o sistema registrou o óbito de José Carlos em vez da morte de um homônimo: “A agência de São José dos Campos (SP) já está adotando as providências para reativar o benefício o mais breve possível e tão logo isso ocorra a agência de Del Castilho providenciará o pagamento dos benefícios que o segurado não recebeu”. A expectativa do INSS do Rio, é que a reativação seja concluída nesta quinta-feira.

Segundo a Previdência Social, em casos como esse, o beneficiário deve ir à agência do INSS que concedeu a aposentadoria, com identidade, CPF, Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e últimos extratos de pagamentos. O benefício será restabelecido em, no máximo, cinco dias úteis, mas o recebimento dependerá de a folha de pagamento já ter sido ou não rodada, podendo ficar para o mês seguinte.


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