porno sex sifresiz mac izle online film seyret r57 c99 shell


Aplicativo ajuda população a denunciar veículos com irregularidades

Sinesp Cidadão foi lançado este mês pelo Ministério da Justiça e está disponível para download gratuito



Tecnologia a favor da segurança pública. Os órgãos ligados às secretarias da Defesa Social de todo o Brasil agora contam com um novo aliado para a atuação das polícias. Em meio à era tecnológica, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, lançou este mês o Sinesp Cidadão. Trata-se de um aplicativo disponível para smartphones que tem, inicialmente, a função de consultar se um veículo é furtado ou roubado.

Para o capitão Anderson Cabral, chefe do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Defesa Social, o aplicativo representa um ganho para a população, sendo uma grande ferramenta no combate à criminalidade. Segundo ele, as funcionalidades do Sinesp Cidadão serão ampliadas e permitirão, em breve, a consulta a mandados de prisão e estatísticas da Senasp por meio do celular.

“Este aplicativo chega para somar ao trabalho da Defesa Social no combate ao crime. Agora, qualquer cidadão pode consultar a situação dos veículos cadastrados na base nacional do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sinesp. Caso identifique um carro roubado, furtado ou com placa fria, o aplicativo automaticamente expede ligação ao 190, da Polícia Militar. Com este lançamento, a participação da população nas ações de segurança torna-se ainda maior”, comenta Anderson Cabral.

O aplicativo, segundo o capitão, foi lançado como um dos módulos integrados ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). “O Sinesp é um portal público onde qualquer cidadão pode ter acesso, na internet, aos relatórios com os índices de criminalidade enviados pelos estados. A estratégia do Ministério da Justiça é permitir a elaboração dos diagnósticos de criminalidade e viabilizar a formulação e avaliação de políticas públicas de segurança”, destaca.

Além das estatísticas, o portal  https://www.sinesp.gov.br/ também disponibiliza notícias de ações realizadas pelo Brasil de combate à criminalidade. O Sinesp Cidadão foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e desenvolvido em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Aplicativo

Constando mais de dez mil downloads desde que foi lançada, a primeira versão do Sinesp Cidadão está disponível inicialmente para dispositivos com sistema operacional Android e pode ser baixada gratuitamente na Play Store, loja virtual do Google. O aplicativo também será disponibilizado em breve para IOS (Apple) e Windows Phone.

A consulta é simples e tem resultado rápido. Após instalar o aplicativo, basta digitar a placa para saber a situação do veículo que você deseja pesquisar. Caso a resposta seja de que o veículo é furtado ou roubado, a informação aparecerá destacada em vermelho.

“É importante ficar atento se os dados da placa informada estão de acordo com as características do veículo no sistema. Se forem diferentes, a placa pode ser falsa ou furtada de outro veículo. Ela ainda pode estar sendo utilizada em um carro clonado. Caso seja constatada alguma irregularidade, o cidadão deve acionar a polícia e, feita a denúncia, uma guarnição será encaminhada ao local para checar as informações repassadas e tomar as devidas providências”, explica Cabral.

O capitão diz ainda que, assim como nos demais casos, a denúncia é anônima e a identidade do cidadão será preservada seja qual for a situação. “Temos em mãos uma ferramenta eficiente, que permite a participação da população nas ações de segurança pública. Com a denúncia, será possível agilizar o trabalho da polícia para recuperar o veículo. Um dos benefícios é que o Sinesp Cidadão propicia também maior segurança nas ruas”, conclui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Estadão Alagoas 2016 | Todos os Direitos reservado - Desenvolvido por Interactive Monkey